TATUAGENS
Ontem eu encontrei um jovem cantor evangélico… de uma banda de “reggae gospel”. Ele e sua namorada são jovens com a sincera vontade de buscar a Deus, porém estão sofrendo influências de “fontes externas” como o yoga e seus mestres. Tudo bem que eu tive de ouvir aquelas frases tipo “mas a Bíblia não diz que somos pequenos deuses?” ou ainda “eu colho uma flor de cada jardim para formar o meu buquê.”, isso sob a justificativa de “examinai tudo e retende o que é bom”…
Eu não os conhecia, mas já estava ciente de que poderia encontrar… não fui incisivo pois Deus me enviou ali com amor. Discussões em locais impróprios podem causar impressões erradas e sei que Deus os quer pelo amor e pelo conhecimento da verdadeira palavra de Deus. Essa é uma missão que pretendo resolver mais tarde, quando eles vierem me visitar: vamos ter uma boa conversa, algumas xícaras de café e, no mínimo, duas Bíblias para citação de referências dentro do contexto exegético…
Mas uma coisa que nunca vai deixar de me impressionar é o senso de exclusividade do ser humano: é impressionante que eles julgam que foram os primeiros a me dizer as frases que transcrevi no primeiro parágrafo… e eu preferi deixar assim. Não senti autorização para ser mais contundente e deixei-os pensar que desconheço as “maravilhas” que eles tem praticado e descoberto: há de chegar o momento. Porém há algo que achei digno de urgência, pois é algo cuja recuperação além de difícil, pode ser dolorosa: as tatuagens! E nosso amado músico tem os braços cobertos por algumas delas…
Já li muitas coisas sobre tatuagens, mas ainda não vi nenhum autor abordar o assunto pela linha de analogias que o Senhor tem me apresentado: todas elas dentro da própria Bíblia. Talvez eu esteja sendo repetitivo ao abordar esse assunto mais uma vez, porém é isto que está em meu coração e espero que este estudo possa ser útil também a você jovem que tem ou está pensando em colocar uma tatuagem, ou a vocês, pais… de qualquer forma não vai custar nada que dêem uma lida.
Voltando ao caso que citei no início, do meu amigo cantor tatuado… eu nem reparei no que estava escrito ou desenhado em seus braços… aliás, isso não importa mesmo! Pode ser o que for, parece que as pessoas tem uma ânsia inexplicável de quebrar as leis do Senhor!
Mesmo que você tatue “Jesus” ou até um verso bíblico no seu braço, saiba que isto está errado, pois nossa relação com nosso Senhor e Salvador não é de escravidão, porém de amor e obediência. Por isso você não precisa ser “marcado” nem para mostrar sua lealdade e nem por qualquer outro motivo. E você pode me questionar: mas isso é desobediência?
E eu respondo com um pedido: leia I Coríntios 3:16-17 e verá:
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”
Leu? Agora vamos recapitular este estudo desde o início…
Por que uma tatuagem?
Para ser “exclusivo”? Por vaidade? Vejam o que aconteceu aos filhos de Arão…
Para ser bonito? Será que o seu conceito de beleza agrada a Deus? Veja as imagens que estavam pintadas nas paredes do Templo… eram justamente o tipo de coisas que estão em nossas tatuagens de hoje: répteis (cobras, lagartos…) e animais abomináveis (escorpiões, corujas, morcegos…). Isso quando a tatuagem não tem logo o desenho de uma caveira, de um demônio ou de um ídolo.
Uma coisa é certa: ter a pele ferida para que nela fiquem marcadas cicatrizes coloridas até que a pessoa morra não é belo… isto também não é algo que possa ser considerado como “construtivo”, logo é um processo destrutivo, sendo então enquadrado no último texto bíblico lido.
Em Levítico 19:28 lemos: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.”
Alguns citam este verso como o argumento definitivo contra as tatuagens, mas eu mesmo ainda não o compreendi em sua plenitude, pois faz parte da repetição de diversas leis.
Agora pense bem… ter uma tatuagem é a vontade de Deus claramente expressa em sua vida ou a sua vontade e vaidade próprias sendo satisfeitas, sem sequer dar atenção ao que está escrito na palavra?
Você pode dizer: “Ah, mas meus amigos colocaram…” ou “Meu cantor gospel favorito também tem uma!”
E aí eu repito o que já apareceu anteriormente neste estudo: “cada um de nós dará contas de si mesmo”. E aproveito para acrescentar “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).
E ainda aproveito para te aconselhar que largue desses amigos, pois está escrito:
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.” (I Coríntios 15:33-34)
“Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.” (I Coríntios 5:11-13).
Quanto ao cantor que você pode estar imitando, será que ele está mesmo seguindo ao verdadeiro Deus? Veja que II Coríntios 11:14-15 diz:
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”
Viu? Eles se disfarçam de ministros da justiça, apóstolos, bispos, pastores, generais do exército do altíssimo, cantores famosos… você só cai se quiser!
E você dirá: “mas eu fiz a tatuagem antes de me converter!”
Ótimo, então vá até algum lugar competente para desfazê-la! Existem métodos tão eficazes atualmente que, dependendo do tipo de tatuagem feita, quase não deixam seqüelas… que orgulho há em ostentar um sinal de desobediência de quando ainda era pecador?
E agora, as notícias mais chocantes de todo o meu estudo, que são o motivo de eu ter escrito tanta coisa. São três importantes versos bíblicos:
“E, se alguma pessoa pecar e fizer contra algum de todos os mandamentos do Senhor aquilo que se não deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo, será culpada e levará a sua iniqüidade.” (Levítico 5:17)
“Porque para com Deus não há acepção de pessoas. Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.” (Romanos 2:11-12)
“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:12-13)
Logo, a partir de agora, que você já leu até aqui e tem pleno conhecimento de que as tatuagens são um erro, torna-se responsável não apenas por si próprio, mas também pela exortação a outros irmãos que possam estar pensando em fazer tal tolice, pois, de todas as atitudes questionáveis que um ser humano pode tomar, fazer uma marca em si mesmo é uma das que mereceria a maior consideração prévia.
Sim! É algo muito importante, pois será um símbolo a ser ostentado pelo resto da vida! Alguém que use drogas, por exemplo, se não for um uso prolongado, não haverá seqüelas (notem que não estou considerando o fator pecado).
Alguém que roube, se resolver para, não permanecerá com um adesivo na testa… e da mesma forma os glutões, os bebedores, os adúlteros, os lascivos, os assassinos… imaginem outras ações possíveis, pois, na maioria delas, é só parar e pronto! (Repito, não estou considerando o fator pecado nem as muitas possibilidades como doenças, prisão, divórcio…) Se a pessoa comete qualquer ação uma, duas… dez vezes e pára, acabou: só tem a memória para recorrer.
Agora vamos passar a considerar o fator pecado. Supondo que alguém que executava alguma das ações anteriores aceite a Cristo, se arrependa e confesse sua atitude: o que sobra? Nada!
Voltemos à situação de desconsiderar o pecado em relação agora às marcas no corpo… mesmo que seja apenas uma primeira "vez"inha só, em seu corpo estará uma marca que, no mínimo, vai dar trabalho pra tirar… e geralmente em um local visível…
E, olhem que coisa realmente incômoda: mesmo que essa pessoa aceite a Cristo, se arrependa, confesse seus pecados e seja perdoado, aquele troço vai ficar ali… e aí surge de vez em quando um chato como eu, que mesmo sem pretender faz o papel de acusador e relembra da besteira que a pessoa fez um dia! Mas a pessoa já foi perdoada!!!
Eu sei o que é ser incomodado por ter de suportar sempre os mesmos comentários sem graça em relação à minha altura excessiva, o que não foi algo voluntário, mas a cada vez que alguém chega com as velhas frases chavão, eu já fico de mal humor. Imagina alguém com uma tatuagem?!?
Por isso eu peço perdão do fundo do meu coração por ficar tocando em um assunto tão chato, mas também aproveito para conclamar os jovens cristãos que ainda não fizeram tal besteira a pensar com muito cuidado e, se possível, evitar marcar seu corpo. A vaidade não leva a lugar nenhum!
CONCLUSÃO
Admito que não imaginava a repercussão desse estudo quando o escrevi, porém me alegro no Senhor pelas discussões que ele proporcionou, pois nelas foram criadas oportunidades para um maior aprofundamento no estudo da Bíblia. Falo isso porque o estudo foi tema de conversas posteriores com minha esposa, com um pastor amigo e de uma discussão bastante interessante em um fórum da internet.
Um jovem, após ler este estudo, apresentou sua refutação a meus argumentos citando Apocalipse 3:12:
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.”
e Apocalipse 19:16:
“No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.”
Abaixo apresento um trecho de sua primeira mensagem:
Acha que a Deus importa sua aparência? Ou o que vai no seu coração?? Pelos versículos acima, o problema vai ser não tatuar. Onde Deus vai escrever tudo aquilo? Vai ter que escrever, por exemplo (atenção exemplo!!!!) Jeová, Nova Jerusalém, Emanuel… e ainda na coxa rei dos reis ,senhor dos senhores!
Quanto ao versículo do velho testamento,marcas e cortes, se referem às marcas e cortes por RITUAIS!!! Não é nada de estético!! Você desenhar o exú-caveira, ou Lilith (como eu conheço vários) é uma coisa, ou você ter as marcas sagradas de candomblé,nos ombros,cabeça,pernas (aquelas cicatrizes parecidas com risquinhos) aí sim, você estará no pecado. Mas piercing, brincos, tatuagens, não…
O problema é a padronização que conduz ao mesmismo e a estagnação,alias é mais fácil dominar pelo medo, do que conduzir com amor, não é?!
Veja isto — Gálatas 6:17 — “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.” Se você não conhecesse esta pessoa, e visse as marcas, que diria?
Achei muito válida esta interação, pois mostra como as pessoas podem usar a Bíblia para justificar algo, mesmo que sem uma pesquisa exegética satisfatória.
Começando pelo que está escrito em Gálatas 6:17, onde o apóstolo Paulo não está se referindo a tatuagens nem a marcas que ocorreram por vontade própria, porém aos ferimentos decorrentes dos momentos em que esteve preso, foi torturado e até fervido em óleo por não se negar a fazer a obra de Jesus! Por isso o nome dado… Mas me espanto ao ver que esse menino pensou que Paulo ficou fazendo “marcas de Jesus” em si mesmo… será possível?
Interpretação mais confusa ainda é a que ele apresenta para os trechos do livro de Apocalipse. Esse é o único livro da Bíblia que foi “escrito no futuro”! Seu texto tem, em grande parte, simbologias que merecem estudo meticuloso.
Por exemplo, quando se fala sobre a coxa direita de Jesus Cristo, não é uma implicação direta de que ali haverá uma suposta tatuagem. Se formos pesquisar especificamente na Bíblia sobre a parte “coxa direita” encontraremos diversas passagens (Gênesis 24, Gênesis 47, Êxodo 29:22, Levítico 7:32, Levítico 9:21) onde nota-se que essa é uma referência da cultura judaica à ascendência hierárquica, à soberania e até mesmo à virilidade. Logo, podemos perceber que esse fato mencionado em Apocalipse 19:16 quer dizer que Jesus virá como soberano e não como servo, impressão esta reforçada pelo uso do manto.
Já Apocalipse 3:12 é uma passagem claramente figurativa, ou seja, há um grande simbolismo nas palavras empregadas, ou será que o garoto acredita que a alguém será transformado em uma coluna arquitetônica? Isso serve para mostrar o grau de deturpação que vem sendo implantado em nossas igrejas e divulgado como “evangelho para os jovens”… diante de minhas respostas, novamente o jovem manifestou sua “razão” e continuou contestando tanto meu estudo quanto, dessa vez, a própria palavra de Deus. Vejamos o texto na íntegra:
Hummm, parece que você tem fundamentado algo ,que mesmo a luz do bom senso, será imutável, mas vamos lá!
Hoje existe como tirar tatuagens, e algumas com 100% de ausência de cicatrizes! Interessante você dizer que são coisas literais, mas também são as proibições referentes a marcas no corpo literais?
“Pelos mortos não dareis em vós golpes ou marcas” Já viu alguém dar golpes pelos mortos, ou marcas?? Sim em candomblé se faz as marcas pelos guias, supostos espíritos. Fazem-se marcas de pontos, flechas, arcos, letras estranhas…
Mas uma tatuagem, muitas vezes bela, não tem sempre significado esotérico ou religioso.
E este negócio de dizer que Jesus não terá sua tatuagem na coxa,.. “e eis que todo olho o verá e ele virá na glória” ele vai estar presente, fisicamente. Por isso todo olho o verá, ímpio ou não. E ele estará tatuado na coxa, podendo até ser significativo de sua autoridade, mas isto não mudará o fato.
Sinto aqui o famoso (e por mim, atroz) excesso de zelo, como o cabelo comprido, terno, saia, etc. Coisa de tão tola, que já é motivo de chacota até na novela, com o personagem Creusa.
Deus enxerga o que está no nosso coração, não nas roupas, tatuagens, etc.
Argumento bíblico:
Mateus 5:8 — Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Mateus 15:8 — Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. (lembre-se que aqui os sacerdotes judaicos estavam todos paramentados)
E esta, caro Lord Noturno, é a pedra nas ambições daqueles que dominam como lobos e não pastores sobre os seus, que põem regulamentos e restrições sobre seu rebanho, pelas suas aspirações e de alguns retrógrados que se escandalizam com a alegria de viver para Cristo em coração e ação e não por vestes e túmulos caiados.
2 Coríntios 5:12 — Não nos recomendamos outra vez a vós, mas damo-vos ocasião de vos gloriardes por nossa causa, a fim de que tenhais resposta para os que se gloriam na aparência, e não no coração.(fala sério,matou a pau,não?)
Por favor , responda com seus argumentos e não com coisas batidas tipo “tudo me é licito, mas nem tudo me convém”…esta já esta batida demais!
Deus te guie!
Fiquei bastante impressionado com o sarcasmo e com a convicção que podemos encontrar aqui… esse é um jovem cristão? Comecei a achar que não… mas de qualquer maneira essa resposta serviu para resolver meu problema de compreensão de Levítico 19:28, pois só então eu percebi o modo como foi escrito: em duas partes! Vejamos:
Parte 1 – “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne” – A explicação do menino é extremamente pertinente e me pareceu que ele conhece muito bem o assunto… até bem demais! Mas vejamos que há então uma pontuação muito importante depois desta primeira frase: um “ponto e vírgula”, que, segundo as regras da gramática da língua portuguesa (que é a que nós falamos e é a língua para qual tal texto foi traduzido do original hebraico) serve para “indicar uma pausa mais forte que a da vírgula e menos que a do ponto final” (segundo o Aurélio e concordando com o Houaiss). Logo indica uma troca de tópicos, uma continuação do texto, porém com outro item.
Parte 2 – “nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.” – Genial!! Isso é uma ordem direta e independente da primeira parte que reafirma claramente que marca alguma será aceita sobre os verdadeiros servos do Senhor! E é algo tão importante que o Senhor sela tais afirmações com uma frase de atenção, que deve inspirar o temor de seus servos: “Eu sou o Senhor!” Depois de tantos anos sem entender claramente esse verso, vejo que “os antigos” estavam corretos: nada justifica a colocação de tatuagens!
Aí nosso rebelde de plantão reafirma sua interpretação pessoal do Apocalipse (ele deve andar lendo Ana Méndez…).
Para iniciar aqui uma explicação a tal questionamento, vou citar um verso complementar apenas como exemplo, que está em Apocalipse 12:1 — “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.”
Note que tal visão é puramente simbólica, que esta suposta mulher representa Israel para alguns estudiosos mais profundos que eu, mas que certamente tal aparição não tem significado algum em si mesma. O jovem afirma que “todo o olho verá…” e eu concordo e dou glórias a Deus por isso, mas transformar a simbologia de outros sinais descritos (a prostituta assentada sobre as muitas águas, a besta com sete cabeças e dez chifres… os símbolos judaicos de uma forma geral) em algo literal é quase que esperar para ver um filme de “Ultraman”, com monstros saindo do mar e gigantes descomunais. Notem que eu não duvido do mover que ocorre no mundo espiritual em momento algum, mas que há excelentes explicações possíveis para tais simbolismos, isso há! Mesmo que sejam discordantes entre si, ainda não vi nenhuma sobre os fatos que ressaltei… sugiro a leitura de bons livros de escatologia para uma melhor compreensão, pois este não é o objetivo do presente texto.
Em seguida ele apresenta um aspecto “sensitivo”, querendo me enquadrar entre os fariseus que crêem na forma e não no conteúdo… e dá horrivelmente com seus os burros n’água.
Mas o que impressionou foram os termos que ele utiliza em referência aos cristãos que tem maior zelo pelo modo de se vestir, vejam: ele considera tal zelo como “atroz”, “tolo” e vai ainda mais longe, querendo me dar os títulos de “lobo”, “retrógrado” e, finalmente “túmulo caiado”… irmãos, esse é um exemplo dos jovens cristãos de hoje?!?
Disso tudo, só pude ter uma certeza: ele assiste novelas da Rede Globo…
Mas, contra todas essas acusações eu não preciso me defender, pois não fui eu o autor dos textos a que me refiro… pedi que ele fosse falar com “um tal” Moisés e um outro “tal” apóstolo Paulo e os chamasse de lobos, retrógrados e tudo o mais que ele quisesse. Eu não mandei, mas seria legal ele ir reclamar diretamente com o chefe desses dois também, não é?
Quanto a citação de II Coríntios 5:12 eu não preciso sequer me preocupar, pois, conforme o linguajar utilizado pelo jovem, ela realmente “matou a pau”, pois incluiu qualquer um que se glorie na aparência ao invés de se gloriarem no coração… logo, incluiu os vaidosos e suas tatuagens também!
Agora eu gostaria de voltar até a primeira frase da segunda carta e vou até repeti-la: “parece que você tem fundamentado algo ,que mesmo a luz do bom senso, será imutável”… e complementar então com o penúltimo parágrafo: “Por favor , responda com seus argumentos e não com coisas batidas tipo “tudo me é licito,mas nem tudo me convém”…esta já esta batida demais!”
Ele tem a coragem de dizer que a palavra de Deus está “batida demais”!?! Ele quer “meus argumentos”!!! Vejam que esse é um ótimo retrato do que grande parte desse “povo que pensa que é de Deus” anda buscando: novidades! Eles querem “sair do mesmismo”, mas parece que esquecem importantes partes da Bíblia:
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça." (II Timóteo 3:16)
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4:12)
"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mateus 24:35)
“Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” (Mateus 5:18)
E o trecho mais lindo, que me deixa em paz sobre a verdade bíblica e cuja interpretação é literal, mesmo sendo parte do Apocalipse:
“Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22: 18-20)
Logo eu sou obrigado a admitir que não estou sendo criativo, não estou sendo exclusivo e, “que pena”, não estou nem usando minhas próprias palavras… estou copiando tudo! Mas vocês não têm idéia do quanto eu me orgulho disso!
Concluo afirmando que é muito mais difícil seguir a vontade de Deus ao estudar a Bíblia e adaptar nossa vida a ela, do que tentar justificar uma atitude néscia distorcendo a verdade bíblica de acordo com nossa vontade.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação de vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)
O presente estudo continua válido e atual. Leia o testemunho de um tatuador profissional sobre o assunto em: Cristão com Caso Complicado.
Que Deus nos abençoe.
Extraído de: Tatuagens - Visão Bíblica http://teophilo.info/estudos/tatuagens.htm#ixzz2Tf1ZK7kh
Colaboradores
Seguidores
Arquivo do blog
quinta-feira, 23 de maio de 2013
quarta-feira, 10 de abril de 2013
A Depressão no Cristão
Autor: Pr Calvin Gardner
"A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida." Provérbios 13:12
Tenho notado que a depressão vem quando a esperança é adiada. Fui diagnosticado com o Mal de Parkinson em Janeiro de 2003. Desde então tenho lido vários livros que relate o curso detalhadamente desta doença e das limitações que virão acontecer seguramente na minha vida, a não ser que Deus interrupta o normal. Estou somente no começo da doença mas vejo essas limitações vindo de pouco em pouco já. Depressão faz parte deste Mal de Parkinson. Tenho já enfrentado esse mal de depressão. Tenho isso a comentar:
A depressão não vem por Deus ser menos de fiel, nem pelas promessas de Deus serem provadas fracas. Afinal, Deus não se frustra em nenhum ponto (Salmos 115:3, "Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou."; 135:6, "Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.") A depressão também não vem de uma maldição hereditária ou seja, por meios secundários. A depressão vem por causa de nós mesmos não conseguirmos as nossas expectativas. Como diz o versículo citado, "A esperança adiada desfalece o coração".
Exemplos bíblicos da esperança adiada desfalecendo os corações são vários. Adão e Eva desfaleceram nos seus corações por esperarem que as ações de desobediência tivessem êxito beneficente (Gênesis 3:8), como Jonas também (Jonas, o livro) e o rei Davi (II Samuel 12:9-12; Salmo 51:8, "Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste."). O profeta Elias desfaleceu no seu coração por pensar que os seus pensamentos eram as mesmas de Deus (I Reis 19). Sansão chegou ao fundo do desanimo por insistir em seu próprio entendimento (Jui. 14-16) e Ló foi vexado na sua alma justa por ter feito associações próximas que não eram nada piedosas (II Ped 2:8).
Nesses casos veio a depressão não por Deus ser infiel ou injusto mas pelos homens terem expectativas errados.
Tenho notado que a depressão vem a piorar quando olhamos internamente, para o próprio coração do homem, como se fosse ele a fonte da inteira solução dos problemas. Enquanto olhamos no interior do homem, vejamos o que está ai, ou seja: depravação, egoísmo, lógica faltosa, visão finita (Jeremias 17:9; Mateus 15:19). Nada do que vem do homem opera para contribuir para uma solução adequada (Gálatas 6:8). Olhar por dentro de nós contrariamente opera para nos desanimar e piorar a situação. O que vem do homem piora a situação presente e frustra a expectativa do amanhã.
A cura da depressão é como a solução do filho pródigo: voltar onde começou a errar e corrigir o necessário. Ou seja:
1. Confessar e se arrepender do pecado causador do desanimo - Salmos 51:1-12, "Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário."; Provérbios 2813, "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."
2. Conhecer melhor ao Senhor Deus - Jeremias 9:23,24, "Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."; Daniel 11:32, "... mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas."
3. Temer ao Senhor - Provérbios 1:7, "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."; Jó 28:20-28, "Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu. A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas; Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões; Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou. E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência." Quando tememos ao Senhor endireitamos as nossas ações e assim corrigimos o problema de confiar no braço do homem.
4. Esperar no Senhor - Sal 27:13, 14, "Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR." Assim corrigimos o problema de olhar no interior do homem para olhar ao Senhor. Não é uma resignação fatalista que é pedido na ação de esperar no Senhor mas uma verdadeira submissão ao justo Deus soberano que é necessário (Jó 1:21, "E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR."; 13:15,
"Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.": II Cor 12:9-12 e o exemplo supremo de Cristo, João 12.27, " Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.")
5. Ser ativo na obediência e oração, ou seja, alinhar as nossas expectativas com as de Deus. Ele é fiel e nunca nos abandonará. Afinal foi essa verdade que veio para confortar os corações dos amados Hebreus, "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem." (Heb 13:5,6).
6. Buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça - Mateus 6:33, "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." No contexto de crescente aflição e terrível perseguição religiosa, que causa também o desanimo, o apostolo Pedro conclua a sua segunda epístola com o conselho de crescer na graça e no conhecimento do Senhor (II Pedro 3:18) assim dirigindo os amados à Rocha (Salmos 61:2, "Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.")
Jeremias 17:5-7 "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR."
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
"A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida." Provérbios 13:12
Tenho notado que a depressão vem quando a esperança é adiada. Fui diagnosticado com o Mal de Parkinson em Janeiro de 2003. Desde então tenho lido vários livros que relate o curso detalhadamente desta doença e das limitações que virão acontecer seguramente na minha vida, a não ser que Deus interrupta o normal. Estou somente no começo da doença mas vejo essas limitações vindo de pouco em pouco já. Depressão faz parte deste Mal de Parkinson. Tenho já enfrentado esse mal de depressão. Tenho isso a comentar:
A depressão não vem por Deus ser menos de fiel, nem pelas promessas de Deus serem provadas fracas. Afinal, Deus não se frustra em nenhum ponto (Salmos 115:3, "Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou."; 135:6, "Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.") A depressão também não vem de uma maldição hereditária ou seja, por meios secundários. A depressão vem por causa de nós mesmos não conseguirmos as nossas expectativas. Como diz o versículo citado, "A esperança adiada desfalece o coração".
Exemplos bíblicos da esperança adiada desfalecendo os corações são vários. Adão e Eva desfaleceram nos seus corações por esperarem que as ações de desobediência tivessem êxito beneficente (Gênesis 3:8), como Jonas também (Jonas, o livro) e o rei Davi (II Samuel 12:9-12; Salmo 51:8, "Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste."). O profeta Elias desfaleceu no seu coração por pensar que os seus pensamentos eram as mesmas de Deus (I Reis 19). Sansão chegou ao fundo do desanimo por insistir em seu próprio entendimento (Jui. 14-16) e Ló foi vexado na sua alma justa por ter feito associações próximas que não eram nada piedosas (II Ped 2:8).
Nesses casos veio a depressão não por Deus ser infiel ou injusto mas pelos homens terem expectativas errados.
Tenho notado que a depressão vem a piorar quando olhamos internamente, para o próprio coração do homem, como se fosse ele a fonte da inteira solução dos problemas. Enquanto olhamos no interior do homem, vejamos o que está ai, ou seja: depravação, egoísmo, lógica faltosa, visão finita (Jeremias 17:9; Mateus 15:19). Nada do que vem do homem opera para contribuir para uma solução adequada (Gálatas 6:8). Olhar por dentro de nós contrariamente opera para nos desanimar e piorar a situação. O que vem do homem piora a situação presente e frustra a expectativa do amanhã.
A cura da depressão é como a solução do filho pródigo: voltar onde começou a errar e corrigir o necessário. Ou seja:
1. Confessar e se arrepender do pecado causador do desanimo - Salmos 51:1-12, "Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário."; Provérbios 2813, "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."
2. Conhecer melhor ao Senhor Deus - Jeremias 9:23,24, "Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."; Daniel 11:32, "... mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas."
3. Temer ao Senhor - Provérbios 1:7, "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."; Jó 28:20-28, "Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu. A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas; Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões; Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou. E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência." Quando tememos ao Senhor endireitamos as nossas ações e assim corrigimos o problema de confiar no braço do homem.
4. Esperar no Senhor - Sal 27:13, 14, "Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR." Assim corrigimos o problema de olhar no interior do homem para olhar ao Senhor. Não é uma resignação fatalista que é pedido na ação de esperar no Senhor mas uma verdadeira submissão ao justo Deus soberano que é necessário (Jó 1:21, "E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR."; 13:15,
"Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.": II Cor 12:9-12 e o exemplo supremo de Cristo, João 12.27, " Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.")
5. Ser ativo na obediência e oração, ou seja, alinhar as nossas expectativas com as de Deus. Ele é fiel e nunca nos abandonará. Afinal foi essa verdade que veio para confortar os corações dos amados Hebreus, "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem." (Heb 13:5,6).
6. Buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça - Mateus 6:33, "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." No contexto de crescente aflição e terrível perseguição religiosa, que causa também o desanimo, o apostolo Pedro conclua a sua segunda epístola com o conselho de crescer na graça e no conhecimento do Senhor (II Pedro 3:18) assim dirigindo os amados à Rocha (Salmos 61:2, "Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.")
Jeremias 17:5-7 "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR."
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Marcadores:
A Depressão no Cristão,
a psicologia e o cristão
segunda-feira, 8 de abril de 2013
ESTUDO 11 SER DISCÍPULO
ESTUDO 11 SER DISCÍPULO
1. Significado: Para o cristianismo, ser discípulo de Jesus Cristo é muito mais do que saber o que Ele ensinou. O discípulo reconhece a Jesus como Senhor da sua vida, negando a si mesmo diariamente a fim de agradar ao seu Senhor.
"Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes:
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." Marcos 8:34
"Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo." Lucas 14:33
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” = A ordem do Senhor é para fazer discípulos
2. Marcos 8:34 “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” = Para seguir a Jesus é necessário negar-se a si mesmo e tomar a cruz
3. Lucas 9:62 “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” = Só é discípulo de Jesus quem não desiste de viver como cristão
4. Lucas 14:27 “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” = Só é discípulo de Jesus quem carrega a cruz
5. Lucas 14:33 “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” = Só é discípulo de Jesus quem não se apega a nada desta vida
6. João 8:31 “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” = Só é discípulo de Jesus quem permanece na Sua Palavra.
7. João 13:35 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” = Só é discípulo de Jesus quem ama ao seu próximo.
8. João 15:8 “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” = Só é discípulo de Jesus quem dá fruto
“Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” Lucas 6:27 - 46
1. Significado: Para o cristianismo, ser discípulo de Jesus Cristo é muito mais do que saber o que Ele ensinou. O discípulo reconhece a Jesus como Senhor da sua vida, negando a si mesmo diariamente a fim de agradar ao seu Senhor.
"Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes:
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." Marcos 8:34
"Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo." Lucas 14:33
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” = A ordem do Senhor é para fazer discípulos
2. Marcos 8:34 “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” = Para seguir a Jesus é necessário negar-se a si mesmo e tomar a cruz
3. Lucas 9:62 “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” = Só é discípulo de Jesus quem não desiste de viver como cristão
4. Lucas 14:27 “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” = Só é discípulo de Jesus quem carrega a cruz
5. Lucas 14:33 “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” = Só é discípulo de Jesus quem não se apega a nada desta vida
6. João 8:31 “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” = Só é discípulo de Jesus quem permanece na Sua Palavra.
7. João 13:35 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” = Só é discípulo de Jesus quem ama ao seu próximo.
8. João 15:8 “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” = Só é discípulo de Jesus quem dá fruto
“Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” Lucas 6:27 - 46
Rev. Gustavo Pereyra
sábado, 6 de abril de 2013
ESTUDO 10 A ORAÇÃO
ESTUDO 10 A ORAÇÃO
1. Definição: Orar ao Pai Celestial é uma prática na qual o cristão precisa exercitar-se continuamente. Orar para o cristão verdadeiro é como respirar (algo muito natural).
Pela oração feita em nome de Jesus temos a sua promessa de sermos atendidos pelo Pai Celestial. Orar é conversar com Deus.
"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei." João 14:13-14
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Jó 42:8 “Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jô” = O servo de Deus intercede pelos outros
2. Salmo 17:6 “Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras” = Deus nos quer ouvir e nos atender
3. Salmo 18:3 “Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos” = Invocamos a Deus porque é digno de ser louvado
4. Salmo 118:5 “Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu, e me tirou para um lugar largo” = Invocamos a Deus no meio das dificuldades e Ele nos escuta
5. Isaías 55:6-7 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” = Devemos procurar arrependidos a Deus enquanto há tempo
6. Jeremias 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”= Deus nos convida a invoca-lO
7. Mateus 5:44 “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” = Devemos orar até pelos inimigos
8. Mateus 6:5-7 “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” = Não devemos fazer longas repetições hipócritas (terço, por exemplo)
9. Marcos 13:33 “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo” = O cristão deve vigiar e orar
10. Marcos 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” = Devemos vigiar e orar para não entrar em tentação
11. Lucas 5:16 “Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava” = Jesus orava em lugares solitários
12. João 15:7 “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” = Só será ouvido quem permanecer em Jesus
13. João 16:24 “Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra” = Só podemos orar em nome de Jesus
14. Romanos 8:26 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” = Não sabemos orar como convém
15. Efésios 6:18 “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” = O cristão precisa orar em todo tempo
16. I Timóteo 2:8 “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda” = O cristão precisa orar em todo lugar
17. Tiago 5:16 “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” = A oração do cristão verdadeiro é muito eficaz
1. Definição: Orar ao Pai Celestial é uma prática na qual o cristão precisa exercitar-se continuamente. Orar para o cristão verdadeiro é como respirar (algo muito natural).
Pela oração feita em nome de Jesus temos a sua promessa de sermos atendidos pelo Pai Celestial. Orar é conversar com Deus.
"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei." João 14:13-14
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Jó 42:8 “Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jô” = O servo de Deus intercede pelos outros
2. Salmo 17:6 “Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras” = Deus nos quer ouvir e nos atender
3. Salmo 18:3 “Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos” = Invocamos a Deus porque é digno de ser louvado
4. Salmo 118:5 “Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu, e me tirou para um lugar largo” = Invocamos a Deus no meio das dificuldades e Ele nos escuta
5. Isaías 55:6-7 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” = Devemos procurar arrependidos a Deus enquanto há tempo
6. Jeremias 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”= Deus nos convida a invoca-lO
7. Mateus 5:44 “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” = Devemos orar até pelos inimigos
8. Mateus 6:5-7 “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” = Não devemos fazer longas repetições hipócritas (terço, por exemplo)
9. Marcos 13:33 “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo” = O cristão deve vigiar e orar
10. Marcos 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” = Devemos vigiar e orar para não entrar em tentação
11. Lucas 5:16 “Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava” = Jesus orava em lugares solitários
12. João 15:7 “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” = Só será ouvido quem permanecer em Jesus
13. João 16:24 “Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra” = Só podemos orar em nome de Jesus
14. Romanos 8:26 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” = Não sabemos orar como convém
15. Efésios 6:18 “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” = O cristão precisa orar em todo tempo
16. I Timóteo 2:8 “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda” = O cristão precisa orar em todo lugar
17. Tiago 5:16 “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” = A oração do cristão verdadeiro é muito eficaz
“Portanto, vós orareis assim:
Pai nosso, que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino,
seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação;
mas livra-nos do mal;
porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”
Mateus 6:9-13
Rev. Gustavo Pereyra
Marcadores:
A ORAÇÃO,
o cristão ora,
orar é conversar com Deus
sexta-feira, 5 de abril de 2013
ESTUDO 9 PERDOANDO AOS OUTROS
ESTUDO 9 PERDOANDO AOS OUTROS
1. Definição: Perdoar é retirar a culpa e o castigo merecidos pelo ofensor.
Quando Deus nos perdoa os pecados, é exatamente isso que Ele faz conosco pelo sacrifício de seu Filho Jesus em nosso favor: retira a culpa e o castigo que nós ofensores merecemos.
E foi o Senhor Jesus que ligou o perdão que esperamos receber de Deus ao perdão que estendemos àqueles que nos ofenderam.
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14-15
2. Base bíblica;
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 18:21-22 “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete” = Não é possível ficar contando quantas vezes podemos perdoar.
2. Marcos 11:25 “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas” = No momento de orar é necessário perdoar a todas as pessoas que nos ofenderam.
3. Marcos 11:26 “Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” = Para ser perdoado por Deus é necessário perdoar aos outros.
4. Lucas 17:3-4 “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe” = Não podemos “ficar de mal” com os irmãos que nos ofendem, devemos perdoá-los.
5. Efésios 4:32 “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” = Devemos ser bondosos com todos e perdoar aos que nos ofendem assim como Deus, em Cristo, nos perdoou.
6. Colossenses 3:12-13 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” = Devemos perdoar aos que nos ofendem assim como o Senhor Jesus nos perdoou.
“Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos. E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; e, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas” Lucas 18:23-35
Rev. Gustavo Pereyra
1. Definição: Perdoar é retirar a culpa e o castigo merecidos pelo ofensor.
Quando Deus nos perdoa os pecados, é exatamente isso que Ele faz conosco pelo sacrifício de seu Filho Jesus em nosso favor: retira a culpa e o castigo que nós ofensores merecemos.
E foi o Senhor Jesus que ligou o perdão que esperamos receber de Deus ao perdão que estendemos àqueles que nos ofenderam.
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14-15
2. Base bíblica;
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 18:21-22 “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete” = Não é possível ficar contando quantas vezes podemos perdoar.
2. Marcos 11:25 “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas” = No momento de orar é necessário perdoar a todas as pessoas que nos ofenderam.
3. Marcos 11:26 “Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” = Para ser perdoado por Deus é necessário perdoar aos outros.
4. Lucas 17:3-4 “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe” = Não podemos “ficar de mal” com os irmãos que nos ofendem, devemos perdoá-los.
5. Efésios 4:32 “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” = Devemos ser bondosos com todos e perdoar aos que nos ofendem assim como Deus, em Cristo, nos perdoou.
6. Colossenses 3:12-13 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” = Devemos perdoar aos que nos ofendem assim como o Senhor Jesus nos perdoou.
“Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos. E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; e, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas” Lucas 18:23-35
Rev. Gustavo Pereyra
Marcadores:
amor ao próximo,
obediencia ao Senhor,
PERDOANDO AOS OUTROS
quinta-feira, 4 de abril de 2013
ESTUDO 8 O PERDÃO DE DEUS
ESTUDO 8 O PERDÃO DE DEUS
1. Significado: Embora Deus queira que todo cristão viva uma vida longe do pecado, Ele sabe que há ocasiões em que cedemos à tentação e pecamos.
Assim, na sua graça, Deus providenciou um meio para sermos totalmente perdoados.
"Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." I João 2:1
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Salmo 130:3-4 “Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido” = O perdão está nas mãos de Deus
2. Daniel 9:9 “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele” = O perdão pertence a Deus
3. Oséias 13:9 “Para a tua perda, ó Israel, te rebelaste contra mim, a saber, contra o teu ajudador” = Rebelar-se contra Deus só traz desgraça à pessoa
4. Mateus 26:27-28 “E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” = O sangue de Jesus foi derramado para remissão de pecados
5. Lucas 24:47 “E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” = Há remissão (perdão) de pecados no nome de Jesus para os arrependidos
6. Atos 10:43 “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” = Todo aquele que crê em Jesus recebe o perdão dos pecados
7. Atos 13:38 “Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados” = Por intermédio de Jesus há perdão de pecados
8. Romanos 5:9 “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” = A justificação (salvação) é pelo sangue de Jesus
9. Efésios 1:7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” = Temos a redenção (salvação) pelo seu sangue
10. Hebreus 9:22 “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” = Sem derramamento de sangue não há perdão
11. I João 1:7 “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” = O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado se andarmos na luz
12. I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” = Se confessarmos os pecados somos perdoados completamente
13. Apocalipse 1:5 “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” = Jesus nos ama e nos libertou dos nossos pecados com seu sangue.
14 Apocalipse 5:9 “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação” = Jesus nos comprou com o seu sangue
1. Significado: Embora Deus queira que todo cristão viva uma vida longe do pecado, Ele sabe que há ocasiões em que cedemos à tentação e pecamos.
Assim, na sua graça, Deus providenciou um meio para sermos totalmente perdoados.
"Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." I João 2:1
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Salmo 130:3-4 “Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido” = O perdão está nas mãos de Deus
2. Daniel 9:9 “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele” = O perdão pertence a Deus
3. Oséias 13:9 “Para a tua perda, ó Israel, te rebelaste contra mim, a saber, contra o teu ajudador” = Rebelar-se contra Deus só traz desgraça à pessoa
4. Mateus 26:27-28 “E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” = O sangue de Jesus foi derramado para remissão de pecados
5. Lucas 24:47 “E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” = Há remissão (perdão) de pecados no nome de Jesus para os arrependidos
6. Atos 10:43 “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” = Todo aquele que crê em Jesus recebe o perdão dos pecados
7. Atos 13:38 “Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados” = Por intermédio de Jesus há perdão de pecados
8. Romanos 5:9 “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” = A justificação (salvação) é pelo sangue de Jesus
9. Efésios 1:7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” = Temos a redenção (salvação) pelo seu sangue
10. Hebreus 9:22 “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” = Sem derramamento de sangue não há perdão
11. I João 1:7 “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” = O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado se andarmos na luz
12. I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” = Se confessarmos os pecados somos perdoados completamente
13. Apocalipse 1:5 “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” = Jesus nos ama e nos libertou dos nossos pecados com seu sangue.
14 Apocalipse 5:9 “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação” = Jesus nos comprou com o seu sangue
Rev. Gustavo Pereyra
Marcadores:
a justificação pela fé,
o Advogado,
O PERDÃO DE DEUS,
o sanjgue de Jesus
quarta-feira, 3 de abril de 2013
ESTUDO 7 A PALAVRA DE DEUS
ESTUDO 7 A PALAVRA DE DEUS
1. Significado: A Reforma do século XVI resgatou para o povo as Escrituras Sagradas. Martinho Lutero, por exemplo, percebeu que Somente pela Escritura o homem poderia receber a fé verdadeira, conhecer a Deus e pela graça crer em Jesus Cristo para ser salvo. Deus fala ainda hoje, mas Ele fala somente usando as Escrituras, por isso precisamos criar o hábito de ler e memorizar diariamente versículos bíblicos para meditar neles.
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápizes de cor (desses chamados aquareláveis, põis são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Deuteronômio 4:2 “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando” = Nada pode ser acrescentado nem tirado da Palavra de Deus 2. Deuteronômio 6:6-9 “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” = A Palavra de Deus deve estar presente em todo lugar e em todo momento na vida e na casa do cristão
3. Deuteronômio 30:11-14” Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires” = A Palavra que Deus nos deu não é difícil de ser cumprida
4. Salmo 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” = Memorizar a Palavra de Deus nos auxilia contra o pecar.
5. Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” = A Palavra é lâmpada e luz
6. Salmo 119:130 “A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices” = A Palavra de Deus esclarece a mente e dá ao cristão compreensão das coisas
7. Salmo 119:165 “Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço” = Quem ama a Palavra de Deus tem paz e segurança
8. Mateus 24:35 “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” = A Palavra de Deus não passará
9. João 15:3 “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” = A Palavra de Deus nos limpa
10. João 17:17 “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” = A Palavra de Deus é a verdade
11. Romanos 1:16 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” = A Bíblia é para salvação ao que crê
12. II Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” = A Bíblia é inspirada por Deus
13. Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” = A Palavra é viva, eficaz e cortante
14. Tiago 1:21 “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas” = A Palavra é poderosa para salvar a nossa alma
15. Tiago 1:22 “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos” = É preciso praticar a Palavra
16. I Pedro 2:2 “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” = O crescimento espiritual se consegue na Palavra de Deus.
17.II Pedro 1:21 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” = Toda a Bíblia veio a nós por vontade de Deus (não pela vontade dos homens)
1. Significado: A Reforma do século XVI resgatou para o povo as Escrituras Sagradas. Martinho Lutero, por exemplo, percebeu que Somente pela Escritura o homem poderia receber a fé verdadeira, conhecer a Deus e pela graça crer em Jesus Cristo para ser salvo. Deus fala ainda hoje, mas Ele fala somente usando as Escrituras, por isso precisamos criar o hábito de ler e memorizar diariamente versículos bíblicos para meditar neles.
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápizes de cor (desses chamados aquareláveis, põis são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Deuteronômio 4:2 “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando” = Nada pode ser acrescentado nem tirado da Palavra de Deus 2. Deuteronômio 6:6-9 “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” = A Palavra de Deus deve estar presente em todo lugar e em todo momento na vida e na casa do cristão
3. Deuteronômio 30:11-14” Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires” = A Palavra que Deus nos deu não é difícil de ser cumprida
4. Salmo 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” = Memorizar a Palavra de Deus nos auxilia contra o pecar.
5. Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” = A Palavra é lâmpada e luz
6. Salmo 119:130 “A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices” = A Palavra de Deus esclarece a mente e dá ao cristão compreensão das coisas
7. Salmo 119:165 “Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço” = Quem ama a Palavra de Deus tem paz e segurança
8. Mateus 24:35 “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” = A Palavra de Deus não passará
9. João 15:3 “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” = A Palavra de Deus nos limpa
10. João 17:17 “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” = A Palavra de Deus é a verdade
11. Romanos 1:16 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” = A Bíblia é para salvação ao que crê
12. II Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” = A Bíblia é inspirada por Deus
13. Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” = A Palavra é viva, eficaz e cortante
14. Tiago 1:21 “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas” = A Palavra é poderosa para salvar a nossa alma
15. Tiago 1:22 “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos” = É preciso praticar a Palavra
16. I Pedro 2:2 “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” = O crescimento espiritual se consegue na Palavra de Deus.
17.II Pedro 1:21 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” = Toda a Bíblia veio a nós por vontade de Deus (não pela vontade dos homens)
Rev. Gustavo Pereyra
Marcadores:
Bíblia,
Deus fala hoje,
Palavra de Deus,
revelação.,
só pela Palavra
terça-feira, 2 de abril de 2013
ESTUDO 6
ESTUDO 6
A OBEDIÊNCIA
1. SIGNIFICADO: Obedecer ao Senhor Jesus é muito mais do que seguir a religião cristã. Obedecer significa submeter-se à sua vontade, procurando fazer sempre aquilo que agrada a Deus.
"Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?" (Isaías 1:12)
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21)
2. Base bíblica
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Deuteronômio 26:16 “Neste dia, o SENHOR teu Deus te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os pois, e cumpre-os com todo o teu coração e com toda a tua alma” = precisamos obedecer a Deus de todo coração e de toda a nossa alma.
2. I Samuel 15:22 “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” = Diante de Deus obedecer é melhor do que praticar religiosidade
3. Salmo 78:35-37 “E se lembravam de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor. Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança” = Deus espera firmeza de coração e que o busquemos sempre, não só “na hora do aperto”
4. Eclesiastes 12:13 “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” = Obedecer a Deus não é um favor que fazemos a Ele, é simplesmente o nosso dever.
5. Isaías 29:13 “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” = Deus detesta a religiosidade vazia
6. Jeremias 7:8-11 “Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor” = a religiosidade vazia não salva
7. Oséias 6:6 “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos” = Deus deseja que as pessoas tenham misericórdia e que o conheçam verdadeiramente
8. Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” = aquele que ouve e pratica é um homem prudente.
9. Lucas 6:46 “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” = não adianta chamar a Jesus de Senhor e não fazer o que Ele nos manda
10. Lucas 11:28 “Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” = bem-aventurados são os obedientes
11. João 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” = aquele que obedece é amado por Deus
12. João 15:14 “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” = somos amigos de Jesus se fazemos o que Ele manda
13. Hebreus 5:9 “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem” = Jesus é o Salvador dos que lhe obedecem
14. Tiago 1:25 “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” = o obediente será bem-aventurado naquilo que fizer.
15. I João 2:4 “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” = quem diz que é cristão e não obedece é mentiroso
16. I João 5:3 “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” = os mandamentos de Deus não são pesados
A OBEDIÊNCIA
1. SIGNIFICADO: Obedecer ao Senhor Jesus é muito mais do que seguir a religião cristã. Obedecer significa submeter-se à sua vontade, procurando fazer sempre aquilo que agrada a Deus.
"Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?" (Isaías 1:12)
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21)
2. Base bíblica
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Deuteronômio 26:16 “Neste dia, o SENHOR teu Deus te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os pois, e cumpre-os com todo o teu coração e com toda a tua alma” = precisamos obedecer a Deus de todo coração e de toda a nossa alma.
2. I Samuel 15:22 “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” = Diante de Deus obedecer é melhor do que praticar religiosidade
3. Salmo 78:35-37 “E se lembravam de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor. Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança” = Deus espera firmeza de coração e que o busquemos sempre, não só “na hora do aperto”
4. Eclesiastes 12:13 “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” = Obedecer a Deus não é um favor que fazemos a Ele, é simplesmente o nosso dever.
5. Isaías 29:13 “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” = Deus detesta a religiosidade vazia
6. Jeremias 7:8-11 “Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor” = a religiosidade vazia não salva
7. Oséias 6:6 “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos” = Deus deseja que as pessoas tenham misericórdia e que o conheçam verdadeiramente
8. Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” = aquele que ouve e pratica é um homem prudente.
9. Lucas 6:46 “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” = não adianta chamar a Jesus de Senhor e não fazer o que Ele nos manda
10. Lucas 11:28 “Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” = bem-aventurados são os obedientes
11. João 14:21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” = aquele que obedece é amado por Deus
12. João 15:14 “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” = somos amigos de Jesus se fazemos o que Ele manda
13. Hebreus 5:9 “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem” = Jesus é o Salvador dos que lhe obedecem
14. Tiago 1:25 “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” = o obediente será bem-aventurado naquilo que fizer.
15. I João 2:4 “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” = quem diz que é cristão e não obedece é mentiroso
16. I João 5:3 “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” = os mandamentos de Deus não são pesados
Rev. Gustavo Pereyra
Marcadores:
A OBEDIÊNCIA,
falsa obediência,
hipocrisia,
obedecer,
religiosidade
ESTUDO 5
NEGAR-SE A SI MESMO
1. Significado: Este ensinamento de Jesus é importantíssimo para todo aquele que quer ser seu discípulo.
O cristão precisa lutar contra a própria carne que o inclina a desejar continuamente tudo aquilo que vai contra a vontade de Deus.
"Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração" (Gênesis 6:5)
"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço" (Romanos 7:18-19)
2. Base bíblica
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Lucas 9:23 “dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” = para seguir ao Senhor Jesus é necessário negar-se a si mesmo e diariamente carregar a sua cruz
2. Romanos 8:5 “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito” = só há dois lados para inclinar-se: à carne ou ao Espírito
3. I Coríntios 9:27 “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” = negar-se significa dizer “não” à própria vontade
4. Gálatas 2:19-20 “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” = o cristão verdadeiro está crucificado com Cristo.
5. Gálatas 5:16-17 “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” = para não fazer a nossa própria vontade devemos andar no Espírito.
6. Gálatas 5:24 “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” = os que são de Cristo crucificaram a sua própria vontade.
7. Efésios 4:22-24 “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” = o cristão precisa renovar-se e revestir-se do novo homem.
8. Colossenses 3:1-2 “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” = o cristão deve buscar e pensar nas coisas lá de cima.
9. Hebreus 12:4 “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado” = o cristão deve lutar contra o pecado até as últimas conseqüências.
10. Tiago 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” = ser amigo do mundo (gostar do mundo) é ser inimigo de Deus.
11. I Pedro 2:11 “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma” = as paixões da carne (vontade, desejos) fazem guerra contra a alma.
12. II Pedro 1:5-10 “Vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” = perante o cristão há um longo caminho de crescimento.
13. II Pedro 3:14 “Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” = o cristão precisa ser achado por Jesus completamente limpo
14. I João 2:15 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”= o amor do Pai não está naquele que ama ao mundo.
15. I João 3:6-9 “Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” = o cristão não vive pecando
16 III João:11 “Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus” = o cristão não pode seguir o mal.
Rev. Gustavo Pereyra
NEGAR-SE A SI MESMO
1. Significado: Este ensinamento de Jesus é importantíssimo para todo aquele que quer ser seu discípulo.
O cristão precisa lutar contra a própria carne que o inclina a desejar continuamente tudo aquilo que vai contra a vontade de Deus.
"Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração" (Gênesis 6:5)
"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço" (Romanos 7:18-19)
2. Base bíblica
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Lucas 9:23 “dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” = para seguir ao Senhor Jesus é necessário negar-se a si mesmo e diariamente carregar a sua cruz
2. Romanos 8:5 “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito” = só há dois lados para inclinar-se: à carne ou ao Espírito
3. I Coríntios 9:27 “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” = negar-se significa dizer “não” à própria vontade
4. Gálatas 2:19-20 “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” = o cristão verdadeiro está crucificado com Cristo.
5. Gálatas 5:16-17 “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” = para não fazer a nossa própria vontade devemos andar no Espírito.
6. Gálatas 5:24 “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” = os que são de Cristo crucificaram a sua própria vontade.
7. Efésios 4:22-24 “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” = o cristão precisa renovar-se e revestir-se do novo homem.
8. Colossenses 3:1-2 “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” = o cristão deve buscar e pensar nas coisas lá de cima.
9. Hebreus 12:4 “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado” = o cristão deve lutar contra o pecado até as últimas conseqüências.
10. Tiago 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” = ser amigo do mundo (gostar do mundo) é ser inimigo de Deus.
11. I Pedro 2:11 “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma” = as paixões da carne (vontade, desejos) fazem guerra contra a alma.
12. II Pedro 1:5-10 “Vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” = perante o cristão há um longo caminho de crescimento.
13. II Pedro 3:14 “Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” = o cristão precisa ser achado por Jesus completamente limpo
14. I João 2:15 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”= o amor do Pai não está naquele que ama ao mundo.
15. I João 3:6-9 “Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” = o cristão não vive pecando
16 III João:11 “Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus” = o cristão não pode seguir o mal.
Rev. Gustavo Pereyra
domingo, 31 de março de 2013
LUTERANOS X ADVENTISTAS 1
Novo Hamburgo, 12 de abril de 2012
Ao amigo Marcos X:
Há alguns dias atrás o senhor parou na frente e da minha casa e deixou um livro que a IASD está muito empenhada em difundir. Gostaria de lhe agradecer o seu gesto, mas também me questionei por que razão o senhor, enquanto esteve na congregação “X X”, nunca parou para conversarmos sobre temas bíblicos, por outro lado, acredito que o senhor também sabe que continuo sendo pastor de uma igreja muito pequena que se reúne não muito longe do nosso bairro.
Conheço o grupo adventista, posso dizer, de maneira bastante profunda, pois durante os meus anos em Manaus, quando estava no instituto bíblico me preparando para o pastorado, meus colegas e eu tivemos que estudar diversos grupos heterodoxos de maneira direta e aprofundando-nos nas suas crenças.
Amigo Marcos, acredito que o senhor compreende que ninguém nasce com uma religião embutida...isso é algo que depende de vários fatores (humanamente falando).
As religiões dizem coisas diferentes entre si...e ao mesmo tempo todas clamam estarem certas!!! - algo como somar 2+2 e sair com resultados como "3", "5", "7", etc. e TODOS disserem "a minha resposta é a verdade!!!" - o senhor acha isso correto?
A lei à qual o grupo religioso adventista se agarra é a lei mosaica...baseada nas revelações de JHWH ao povo da Velha Aliança (Israel antigo).
Essa velha aliança tinha os homens de uma das tribos do povo de Israel como sacerdotes, e havia uma linhagem dentre eles que eram os "sumo-sacerdotes"...
Creio que até aí concordamos...certo?
Agora, o amigo concordará que: SE a salvação fosse possível por essa velha aliança (lei) NÃO haveria necessidade de uma segunda aliança...“De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?” Hebreus 7:11 (Lembra ter lido isso na sua bíblia???). Bom...
O Senhor Jesus NÃO poderia ser considerado SACERDOTE porque Ele era da tribo de Judá
“Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio” Hebreus 7:13 -14
Amigo Marcos, isso está correto?
Poderia responder biblicamente a pergunta: Como é que o Senhor Jesus é chamado "SUMO SACERDOTE" segundo a ORDEM de MELQUISEDEQUE"????
Porém, a Palavra de Deus diz claramente acerca do Senhor Jesus Cristo: “Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque” Hebreus 7:17
Tem idéia do quê isso significa???
E no seguinte versículo lemos: “Porque o precedente mandamento é AB-ROGADO por causa da sua fraqueza e inutilidade” Hebreus 7:18
Sugiro que abra seu dicionário Aurelio e veja o significado de "AB-ROGADO".
Vejamos um exemplo de uma abrogação:
É o caso da "lei do estojo dos primeiros socorros" – Todo motorista se viu obrigado a comprar um desses estojos contendo gaze, bandagens, tesourinha, curativos, etc. Lembra?
Está essa lei escrita entre as leis de trânsito brasileiras? – CLARO QUE SIM.
Então, alguém pode ser hoje multado por não ter o tal estojo?
A resposta agora é: NÃO.
Por quê? = porque essa lei foi AB-ROGADA!!! (está entendendo?)
Mas no versículo também achamos dois substantivos muito fortes ao se referir à lei do Antigo Testamento: “o precedente mandamento.../...sua fraqueza e inutilidade”
Claramente se refere à lei do Antigo Testamento como “fraca e inútil”
“Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” Hebreus 7:19
Observa o que está escrito?: “a lei nenhuma coisa aperfeiçoou”
Prezado Marcos, pergunte-se então: Se a Palavra do Senhor AFIRMA que a lei nehuma coisa aperfeiçoou...como é que os adventistas INSISTEM em se sujeitar à lei do A.T.?
E o versículo continua nos ensinando que é introduzida: "uma esperança MELHOR"???
"MELHOR" do que a LEI???!!!! – Sim!!!
E que esperança é essa?
“De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador” Hebreus 7:22
Perguntemo-nos: Se isto está escrito na Palavra, com essa clareza....
Por que os adventistas insistem em se sujeitar às leis dadas ao povo judeu na velha aliança?
Lembre que a velha aliança não era cristã. “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele” Lucas 16:16
Mas continuemos com a questão da “melhor aliança” mencionada em Hebreus:
Hebreus 7:23 - E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
v24 - Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
“Este” – refere-se ao Senhor Jesus, que tem um sacerdócio perpétuo (eterno)
Quem intercede por nós, cristãos, é o Nosso Senhor e Salvador Jesus!
Na epístola aos hebreus, o Senhor Deus nos ensina:
“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda” Hebreus 8:6 - 7
Está lendo que há uma NOVA/SEGUNDA/MELHOR Aliança???
Quer dizer...
O cristianismo NÃO está debaixo da lei mosaica/sacerdócio aaronico...
Os cristãos estamos debaixo do sacerdócio de Jesus Cristo que é segundo a Ordem de Melquisedeque... pelo que NÃO estamos debaixo das leis do Antigo Testamento.
Hebreus 7:11 - De sorte que, SE a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Hebreus 7:12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também MUDANÇA DA LEI.
A controvérsia contra a qual Paulo lutou muito, foi exatamente contra o que seita adventista defende...a observância da lei do A.T.
O adventismo está debaixo do que Paulo adverte aos Gálatas!!!:
“Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” Gálatas 3:10
Como foi que o apóstolo Paulo chegou a fazer esta afirmação tão grave contra todos aqueles que querem “guardar a lei”? – Já desde o início da sua epístola o apóstolo adverte acerca desses indivíduos religiosos, cujo único objetivo é fazer que os cristãos se sujeitem à lei do Antigo Testamento
“E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão” Gálatas 2:4
Como alguém que foi ensinado com o catecismo luterano, o senhor sabe que sempre foi ensinado e pregado: a justificação é pela fé...Mas, é isto o que a Palavra ensina?:
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” Gálatas 2:16
Todavia, mesmo na época de Paulo, havia aqueles que guardavam o sábado, se abstinham de certas comidas e bebidas, achando que, pelas suas práticas, ganhariam a aprovação de Deus, acerca desses o apóstolo expressa o seguinte pensamento lógico:
“...se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde” Gálatas 2:21
Amigo Marcos, observe o que o apóstolo diz: “SE” e aí menciona que se o homem pode ser justificado pela lei, então (conclusão lógica) Cristo morreu debalde – isto é: à toa, em vão!!! – Note a que ponto chega essa insistência herética na lei: faz deboche do sacrifício do Senhor Jesus Cristo!!!
Querer obedecer a lei da Velha Aliança é não ter fé
Gálatas 3:9 - De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
Aqui lemos “os que são da fé” (em oposição à sujeição às leis do Antigo Testamento) “são benditos com o crente Abraão”.
Mas o que fala a Sagrada Escritura acerca das pessoas que se dedicam a obedecer coisas que se encontram no Antigo Testamento?
Todos AQUELES, pois, QUE SÃO das obras DA LEI estão DEBAIXO da MALDIÇÃO; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10
“E é evidente que PELA LEI NINGUÉM SERÁ JUSTIFICADO DIANTE DE DEUS, porque o justo viverá da fé” Gálatas 3:11
O senhor, que um dia confirmou a sua fé cristã numa igreja luterana...lembra esta última parte? Foi o que O Senhor Deus usou para despertar a alma do sacerdote católico romano Martinho Lutero: o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)
“Ora, A LEI NÃO É DA FÉ...” Gálatas 3:12
Por isso o apóstolo Paulo exclama acerca dos gálatas
“Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” Gálatas 3:1-3
E no capítulo 5, versículo 4, achamos a terrível situação de quem se sujeita à lei:
“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído”
Sr. Marcos, olhe a situação de quem se apega à lei:
1° ESTÁ SEPARADO DE CRISTO (NÃO está em Cristo...= é cristão????)
2º CAIU DA GRAÇA (O que se pode dizer sobre isto? Afirmar CONTRA o que a Palavra diz, que “essas pessoas estão na graça” mesmo que sigam a lei?)
E o apóstolo Paulo ainda acrescenta noutra epístola:
“...estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça” Colossenses 2:19
Poderá me dizer: “Mas as pessoas que congregam na Adventista do Sétimo Dia, são muito sinceras, boas pessoas...estão todas erradas?”
Veja o que a própria Palavra do Senhor afirma acerca de qualquer um que se agarra à lei do Antigo Testamento:
"Mas os seus sentidos foram ENDURECIDOS; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do
VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI por Cristo ABOLIDO" II Coríntios 3:14
Desde o início do cristianismo, a igreja sempre tem se defrontado com pessoas que, bem ou mal intencionadas, insistem em “guardar a lei do Antigo Testamento”, essas pessoas têm seu sentidos endurecidos porque não conseguem nem sequer entender esta afirmação tão clara:
(O) VELHO TESTAMENTO, FOI por Cristo ABOLIDO II Coríntios 3:14
Isto é o que a Palavra ensina, isto é o que eu creio, prego e defendo.
Amigo Marcos, o senhor tem uma grande responsabilidade:
Guiar a sua família no Caminho do Senhor Jesus, de acordo com a Sua Palavra.
Diante de Deus, o senhor é responsável pelas vidas de cada um dos da sua família... desviando-se do verdadeiro ensinamento cristão, arrastará juntamente aos seus seres queridos, pelos quais terá que dar contas diante do Senhor...
Não poderia terminar esta carta sem lhe dizer isto. Quero que saiba que estou ao seu dispor, convido-lhe com todo amor cristão a nos visitar na Rua Luxemburgo, 121 – Esquina com Rua Nepal – Bairro Rincão. Novo Hamburgo. Nos reunimos aos sábados às 19.30 h. para os nossos estudos bíblicos.
A minha oração ao Senhor Jesus é que o Santo Espírito lhe faça lembrar as doutrinas básicas, lhe faça lembrar versículos que um dia o senhor já leu, e, através da Palavra, Ele fale à sua mente e à sua alma...
Fiel ao Senhor Jesus Cristo somente pela sua graça,
Pastor Gustavo Pereyra
Ao amigo Marcos X:
Há alguns dias atrás o senhor parou na frente e da minha casa e deixou um livro que a IASD está muito empenhada em difundir. Gostaria de lhe agradecer o seu gesto, mas também me questionei por que razão o senhor, enquanto esteve na congregação “X X”, nunca parou para conversarmos sobre temas bíblicos, por outro lado, acredito que o senhor também sabe que continuo sendo pastor de uma igreja muito pequena que se reúne não muito longe do nosso bairro.
Conheço o grupo adventista, posso dizer, de maneira bastante profunda, pois durante os meus anos em Manaus, quando estava no instituto bíblico me preparando para o pastorado, meus colegas e eu tivemos que estudar diversos grupos heterodoxos de maneira direta e aprofundando-nos nas suas crenças.
Amigo Marcos, acredito que o senhor compreende que ninguém nasce com uma religião embutida...isso é algo que depende de vários fatores (humanamente falando).
As religiões dizem coisas diferentes entre si...e ao mesmo tempo todas clamam estarem certas!!! - algo como somar 2+2 e sair com resultados como "3", "5", "7", etc. e TODOS disserem "a minha resposta é a verdade!!!" - o senhor acha isso correto?
A lei à qual o grupo religioso adventista se agarra é a lei mosaica...baseada nas revelações de JHWH ao povo da Velha Aliança (Israel antigo).
Essa velha aliança tinha os homens de uma das tribos do povo de Israel como sacerdotes, e havia uma linhagem dentre eles que eram os "sumo-sacerdotes"...
Creio que até aí concordamos...certo?
Agora, o amigo concordará que: SE a salvação fosse possível por essa velha aliança (lei) NÃO haveria necessidade de uma segunda aliança...“De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?” Hebreus 7:11 (Lembra ter lido isso na sua bíblia???). Bom...
O Senhor Jesus NÃO poderia ser considerado SACERDOTE porque Ele era da tribo de Judá
“Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio” Hebreus 7:13 -14
Amigo Marcos, isso está correto?
Poderia responder biblicamente a pergunta: Como é que o Senhor Jesus é chamado "SUMO SACERDOTE" segundo a ORDEM de MELQUISEDEQUE"????
Porém, a Palavra de Deus diz claramente acerca do Senhor Jesus Cristo: “Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque” Hebreus 7:17
Tem idéia do quê isso significa???
E no seguinte versículo lemos: “Porque o precedente mandamento é AB-ROGADO por causa da sua fraqueza e inutilidade” Hebreus 7:18
Sugiro que abra seu dicionário Aurelio e veja o significado de "AB-ROGADO".
Vejamos um exemplo de uma abrogação:
É o caso da "lei do estojo dos primeiros socorros" – Todo motorista se viu obrigado a comprar um desses estojos contendo gaze, bandagens, tesourinha, curativos, etc. Lembra?
Está essa lei escrita entre as leis de trânsito brasileiras? – CLARO QUE SIM.
Então, alguém pode ser hoje multado por não ter o tal estojo?
A resposta agora é: NÃO.
Por quê? = porque essa lei foi AB-ROGADA!!! (está entendendo?)
Mas no versículo também achamos dois substantivos muito fortes ao se referir à lei do Antigo Testamento: “o precedente mandamento.../...sua fraqueza e inutilidade”
Claramente se refere à lei do Antigo Testamento como “fraca e inútil”
“Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” Hebreus 7:19
Observa o que está escrito?: “a lei nenhuma coisa aperfeiçoou”
Prezado Marcos, pergunte-se então: Se a Palavra do Senhor AFIRMA que a lei nehuma coisa aperfeiçoou...como é que os adventistas INSISTEM em se sujeitar à lei do A.T.?
E o versículo continua nos ensinando que é introduzida: "uma esperança MELHOR"???
"MELHOR" do que a LEI???!!!! – Sim!!!
E que esperança é essa?
“De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador” Hebreus 7:22
Perguntemo-nos: Se isto está escrito na Palavra, com essa clareza....
Por que os adventistas insistem em se sujeitar às leis dadas ao povo judeu na velha aliança?
Lembre que a velha aliança não era cristã. “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele” Lucas 16:16
Mas continuemos com a questão da “melhor aliança” mencionada em Hebreus:
Hebreus 7:23 - E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
v24 - Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
“Este” – refere-se ao Senhor Jesus, que tem um sacerdócio perpétuo (eterno)
v25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
* Aqui podemos fazer um parêntese e lembrarmos das pessoas que, por ignorar a Palavra de Deus, rezam “santa Maria....rogai por nós agora e na hora da nossa morte” – não é ela nem ninguém mais que pode interceder por nós pecadores diante de Deus, a não ser única e exclusivamente o Senhor Jesus!!!Quem intercede por nós, cristãos, é o Nosso Senhor e Salvador Jesus!
Na epístola aos hebreus, o Senhor Deus nos ensina:
“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda” Hebreus 8:6 - 7
Está lendo que há uma NOVA/SEGUNDA/MELHOR Aliança???
Quer dizer...
O cristianismo NÃO está debaixo da lei mosaica/sacerdócio aaronico...
Os cristãos estamos debaixo do sacerdócio de Jesus Cristo que é segundo a Ordem de Melquisedeque... pelo que NÃO estamos debaixo das leis do Antigo Testamento.
Hebreus 7:11 - De sorte que, SE a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Hebreus 7:12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também MUDANÇA DA LEI.
A controvérsia contra a qual Paulo lutou muito, foi exatamente contra o que seita adventista defende...a observância da lei do A.T.
O adventismo está debaixo do que Paulo adverte aos Gálatas!!!:
“Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” Gálatas 3:10
Como foi que o apóstolo Paulo chegou a fazer esta afirmação tão grave contra todos aqueles que querem “guardar a lei”? – Já desde o início da sua epístola o apóstolo adverte acerca desses indivíduos religiosos, cujo único objetivo é fazer que os cristãos se sujeitem à lei do Antigo Testamento
“E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão” Gálatas 2:4
Como alguém que foi ensinado com o catecismo luterano, o senhor sabe que sempre foi ensinado e pregado: a justificação é pela fé...Mas, é isto o que a Palavra ensina?:
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” Gálatas 2:16
Todavia, mesmo na época de Paulo, havia aqueles que guardavam o sábado, se abstinham de certas comidas e bebidas, achando que, pelas suas práticas, ganhariam a aprovação de Deus, acerca desses o apóstolo expressa o seguinte pensamento lógico:
“...se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde” Gálatas 2:21
Amigo Marcos, observe o que o apóstolo diz: “SE” e aí menciona que se o homem pode ser justificado pela lei, então (conclusão lógica) Cristo morreu debalde – isto é: à toa, em vão!!! – Note a que ponto chega essa insistência herética na lei: faz deboche do sacrifício do Senhor Jesus Cristo!!!
Querer obedecer a lei da Velha Aliança é não ter fé
Gálatas 3:9 - De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
Aqui lemos “os que são da fé” (em oposição à sujeição às leis do Antigo Testamento) “são benditos com o crente Abraão”.
Mas o que fala a Sagrada Escritura acerca das pessoas que se dedicam a obedecer coisas que se encontram no Antigo Testamento?
Todos AQUELES, pois, QUE SÃO das obras DA LEI estão DEBAIXO da MALDIÇÃO; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10
“E é evidente que PELA LEI NINGUÉM SERÁ JUSTIFICADO DIANTE DE DEUS, porque o justo viverá da fé” Gálatas 3:11
O senhor, que um dia confirmou a sua fé cristã numa igreja luterana...lembra esta última parte? Foi o que O Senhor Deus usou para despertar a alma do sacerdote católico romano Martinho Lutero: o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)
“Ora, A LEI NÃO É DA FÉ...” Gálatas 3:12
Por isso o apóstolo Paulo exclama acerca dos gálatas
“Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” Gálatas 3:1-3
E no capítulo 5, versículo 4, achamos a terrível situação de quem se sujeita à lei:
“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído”
Sr. Marcos, olhe a situação de quem se apega à lei:
1° ESTÁ SEPARADO DE CRISTO (NÃO está em Cristo...= é cristão????)
2º CAIU DA GRAÇA (O que se pode dizer sobre isto? Afirmar CONTRA o que a Palavra diz, que “essas pessoas estão na graça” mesmo que sigam a lei?)
E o apóstolo Paulo ainda acrescenta noutra epístola:
“...estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça” Colossenses 2:19
Poderá me dizer: “Mas as pessoas que congregam na Adventista do Sétimo Dia, são muito sinceras, boas pessoas...estão todas erradas?”
Veja o que a própria Palavra do Senhor afirma acerca de qualquer um que se agarra à lei do Antigo Testamento:
"Mas os seus sentidos foram ENDURECIDOS; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do
VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI por Cristo ABOLIDO" II Coríntios 3:14
Desde o início do cristianismo, a igreja sempre tem se defrontado com pessoas que, bem ou mal intencionadas, insistem em “guardar a lei do Antigo Testamento”, essas pessoas têm seu sentidos endurecidos porque não conseguem nem sequer entender esta afirmação tão clara:
(O) VELHO TESTAMENTO, FOI por Cristo ABOLIDO II Coríntios 3:14
Isto é o que a Palavra ensina, isto é o que eu creio, prego e defendo.
Amigo Marcos, o senhor tem uma grande responsabilidade:
Guiar a sua família no Caminho do Senhor Jesus, de acordo com a Sua Palavra.
Diante de Deus, o senhor é responsável pelas vidas de cada um dos da sua família... desviando-se do verdadeiro ensinamento cristão, arrastará juntamente aos seus seres queridos, pelos quais terá que dar contas diante do Senhor...
Não poderia terminar esta carta sem lhe dizer isto. Quero que saiba que estou ao seu dispor, convido-lhe com todo amor cristão a nos visitar na Rua Luxemburgo, 121 – Esquina com Rua Nepal – Bairro Rincão. Novo Hamburgo. Nos reunimos aos sábados às 19.30 h. para os nossos estudos bíblicos.
A minha oração ao Senhor Jesus é que o Santo Espírito lhe faça lembrar as doutrinas básicas, lhe faça lembrar versículos que um dia o senhor já leu, e, através da Palavra, Ele fale à sua mente e à sua alma...
Fiel ao Senhor Jesus Cristo somente pela sua graça,
Pastor Gustavo Pereyra
Marcadores:
Ellen White,
Lei,
liberdade cristã,
LUTERANOS X ADVENTISTAS,
Melquisedeque,
seitas
ESTUDO 4
ESTUDO 4
TESTEMUNHO CRISTÃO
1. Significado: Testemunho é a impressão que nós causamos a outras pessoas por tudo aquilo que dizemos ou fazemos.
Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!(Lucas 17:1)
Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a Igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse mas o de muitos, para que sejam salvos. Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo.
(I Coríntios 10:32-11:1)
2. Base bíblica
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” = Deus é glorificado quando as pessoas vêem as nossas boas ações
2. Lucas 24:45-48 “Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas” = Nós somos testemunhas da morte e ressurreição de Jesus e do perdão dos pecados no seu nome
3. João 15:27 “E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio” = Os cristãos devemos testemunhar
4. Atos 1:8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” = Os cristãos podemos testemunhar com o poder do Espírito Santo
5. Atos 4:20 “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” = O cristão não pode ficar sem falar de Jesus
6. Romanos 13:12-14 “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” = O cristão não pode viver praticando as obras das trevas
7. I Coríntios 5:9-11 “Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” = O cristão não deve associar-se com aquele que é falso
8. II Coríntios 5:20 “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus” = Nós somos embaixadores em nome de Cristo
9. II Coríntios 8:21 “Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens” = Nossa preocupação: viver honestamente diante de Deus e dos homens
10. Efésios 4:17 “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente” = Os cristãos não podemos viver como aqueles que não têm Deus.
11. Efésios 5:8 “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz” = Devemos andar como filhos da luz
12. I Timóteo 4:16 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” = Precisamos cuidar de nós mesmos e da doutrina
13. I Pedro 2:12 “Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem” = A vida do cristão deve ser exemplo para aqueles que não crêem em Deus
14. I Pedro 4:2 “Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus” = Não podemos viver o resto da nossa vida segundo o que as pessoas pensam, e sim de acordo com a vontade de Deus.
Rev. Gustavo Pereyra
TESTEMUNHO CRISTÃO
1. Significado: Testemunho é a impressão que nós causamos a outras pessoas por tudo aquilo que dizemos ou fazemos.
Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!(Lucas 17:1)
Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a Igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse mas o de muitos, para que sejam salvos. Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo.
(I Coríntios 10:32-11:1)
2. Base bíblica
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 5:16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” = Deus é glorificado quando as pessoas vêem as nossas boas ações
2. Lucas 24:45-48 “Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas” = Nós somos testemunhas da morte e ressurreição de Jesus e do perdão dos pecados no seu nome
3. João 15:27 “E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio” = Os cristãos devemos testemunhar
4. Atos 1:8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” = Os cristãos podemos testemunhar com o poder do Espírito Santo
5. Atos 4:20 “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” = O cristão não pode ficar sem falar de Jesus
6. Romanos 13:12-14 “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” = O cristão não pode viver praticando as obras das trevas
7. I Coríntios 5:9-11 “Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” = O cristão não deve associar-se com aquele que é falso
8. II Coríntios 5:20 “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus” = Nós somos embaixadores em nome de Cristo
9. II Coríntios 8:21 “Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens” = Nossa preocupação: viver honestamente diante de Deus e dos homens
10. Efésios 4:17 “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente” = Os cristãos não podemos viver como aqueles que não têm Deus.
11. Efésios 5:8 “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz” = Devemos andar como filhos da luz
12. I Timóteo 4:16 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” = Precisamos cuidar de nós mesmos e da doutrina
13. I Pedro 2:12 “Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem” = A vida do cristão deve ser exemplo para aqueles que não crêem em Deus
14. I Pedro 4:2 “Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus” = Não podemos viver o resto da nossa vida segundo o que as pessoas pensam, e sim de acordo com a vontade de Deus.
Rev. Gustavo Pereyra
Marcadores:
NÃO viver como o diabo gosta.,
Testemunho cristão,
vida do cristão
sexta-feira, 29 de março de 2013
ESTUDO 3
ESTUDO 3
O SENHORIO DE CRISTO
1. Significado: Crer em Jesus não apenas como nosso Salvador, mas principalmente como Senhor é o que a Bíblia nos mostra com clareza:
“A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” Romanos 10:9
Este ensinamento básico das Sagradas Escrituras chama-se Senhorio de Cristo. Esta doutrina é muitíssimo importante pois ela está ligada à nossa salvação. No versículo acima o apóstolo Paulo inicia com a partícula condicional “SE”, e coloca duas coisas:
1º Confessar a Jesus como SENHOR (Na época , isso significava reconhecer que Ele era Dono da pessoa que o confessava – Hoje também!)
2º Crer no mais íntimo que Deus o ressuscitou dentre os mortos.
Paulo conclui o seu raciocínio com a conseqüência da confissão: “serás salvo”
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” = Só entrará no Reino dos céus aquele que faz a vontade de Deus.
2. Lucas 6:46 “E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” = Não adianta chamar a Jesus “Senhor” e não fazer o que Ele manda.
3. João 15:14 “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” = Somos amigos de Jesus se fazemos o que Ele manda.
4. Atos 2:36 “Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” = Jesus é o Senhor e Cristo (Ungido, Escolhido de Deus)
5. Atos 16:31 “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” = Crer em Jesus salva.
6. I Coríntios 8:6 “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele” = Há um só Deus: um só Senhor = Jesus Cristo.
7. I Coríntios 12:3 “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo” = Só se pode chamar a Jesus Senhor pela ação do Espírito Santo.
8. Filipenses 2:11 “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai” = Glorifica a Deus quem confessa que Jesus é o Senhor.
9. Colossenses 3:24 “Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” = Os cristãos estamos servindo a Cristo o Senhor.
10. I Pedro 3:15 “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” = Os cristãos devemos santificar a Cristo como Senhor.
11. Judas:4 “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo” = Homens ímpios negam o nosso único Soberano e Senhor: negam Jesus Cristo.
12. Apocalipse 19:16 “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores” = Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
O SENHORIO DE CRISTO
1. Significado: Crer em Jesus não apenas como nosso Salvador, mas principalmente como Senhor é o que a Bíblia nos mostra com clareza:
“A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” Romanos 10:9
Este ensinamento básico das Sagradas Escrituras chama-se Senhorio de Cristo. Esta doutrina é muitíssimo importante pois ela está ligada à nossa salvação. No versículo acima o apóstolo Paulo inicia com a partícula condicional “SE”, e coloca duas coisas:
1º Confessar a Jesus como SENHOR (Na época , isso significava reconhecer que Ele era Dono da pessoa que o confessava – Hoje também!)
2º Crer no mais íntimo que Deus o ressuscitou dentre os mortos.
Paulo conclui o seu raciocínio com a conseqüência da confissão: “serás salvo”
Confessar que Jesus é o Senhor e crer que ele ressuscitou dos mortos é a fé que salva
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” = Só entrará no Reino dos céus aquele que faz a vontade de Deus.
2. Lucas 6:46 “E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” = Não adianta chamar a Jesus “Senhor” e não fazer o que Ele manda.
3. João 15:14 “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” = Somos amigos de Jesus se fazemos o que Ele manda.
4. Atos 2:36 “Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” = Jesus é o Senhor e Cristo (Ungido, Escolhido de Deus)
5. Atos 16:31 “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” = Crer em Jesus salva.
6. I Coríntios 8:6 “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele” = Há um só Deus: um só Senhor = Jesus Cristo.
7. I Coríntios 12:3 “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo” = Só se pode chamar a Jesus Senhor pela ação do Espírito Santo.
8. Filipenses 2:11 “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai” = Glorifica a Deus quem confessa que Jesus é o Senhor.
9. Colossenses 3:24 “Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” = Os cristãos estamos servindo a Cristo o Senhor.
10. I Pedro 3:15 “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” = Os cristãos devemos santificar a Cristo como Senhor.
11. Judas:4 “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo” = Homens ímpios negam o nosso único Soberano e Senhor: negam Jesus Cristo.
12. Apocalipse 19:16 “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores” = Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Rev. Gustavo Pereyra
quinta-feira, 28 de março de 2013
ESTUDO 2
CERTEZA DE SALVAÇÃO
1. Significado: Ter certeza significa estar livre de dúvidas.
Um dos ataques mais comuns que Satanás lança contra o cristão é fazê-lo duvidar da sua salvação. Porém, não importa como estejamos nos sentindo.
A Palavra de Deus nos diz:
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo Filipenses 1:6
Como se percebe, o apóstolo Paulo afirma que “Aquele que em vós começou” (refere-se a Deus) “aperfeiçoará a boa obra” (nossa salvação) até ao dia de Jesus Cristo.
Uma vez que Deus inicia a sua boa obra em nós não nos desampara nem nos abandona, pelo contrário, Ele nos protege e nos cuida para que cheguemos ao seu reino a salvo do mal.
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápizes de cor (desses chamados aquareláveis, põis são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Isaías 46:4 “E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs, eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levar-vos, e eu vos trarei, e vos livrarei.” = Deus nos carrega para salvação
2. João 10:11 “Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” = (Jesus) o Bom Pastor dá sua vida por nós
3. João 10:27-29 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; e eu conheço- as, e elas me seguem. E dou- lhes a vida eterna; e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebata-las da mão de meu Pai” = As ovelhas de Jesus estão guardadas na sua mão e na mão do Pai.
4. João 20:31“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” = Crendo em Jesus se tem vida.
5. Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” = Jesus morreu por nós pecadores.
6. Romanos 8:31 “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”= Ninguém pode ser contra nós se Deus é por nós.
7. Romanos 8:33 “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”= Ninguém nos poderá acusar.
8. Romanos 8:34 “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” = Ninguém nos condena se Jesus intercede por nós.
9. Romanos 8:38-39 Porque eu estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” = Nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo.
10. I Coríntios 3:16 “Não sabeis que vos sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” = O Espírito de Deus habita em nós (nos cristãos)
11. II Coríntios 1:10 “O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda.” = Deus nos livrou, nos livra e continuará a livrar-nos.
12. Efésios 1:7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo a riqueza da sua graça,” = Temos a redenção, a remissão (perdão) dos pecados pelo sangue de Jesus.
13. Efésios 2:1 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” = Nós estávamos mortos, mas Ele nos deu vida.
14. II Timóteo 1:12 “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” = Ele é poderoso para me proteger até aquele Dia (final)
15. II Timóteo 4:18 “E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial. A quem seja glória Para todo o sempre. Amém! = O Senhor me livrará de todo mal e me levará a salvo para seu reino.
16. I Pedro 1:5 “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.” = Deus nos guarda pelo seu poder para a salvação.
17. I Pedro 5:10 “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” = Deus mesmo nos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
18. I João 4:4 “Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” = Aquele que está em nós (Espírito Santo) nos protege.
19. I João 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o Maligno não lhe toca.” = O Maligno não nos toca.
Rev. Gustavo Pereyra
1. Significado: Ter certeza significa estar livre de dúvidas.
Um dos ataques mais comuns que Satanás lança contra o cristão é fazê-lo duvidar da sua salvação. Porém, não importa como estejamos nos sentindo.
A Palavra de Deus nos diz:
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo Filipenses 1:6
Como se percebe, o apóstolo Paulo afirma que “Aquele que em vós começou” (refere-se a Deus) “aperfeiçoará a boa obra” (nossa salvação) até ao dia de Jesus Cristo.
Uma vez que Deus inicia a sua boa obra em nós não nos desampara nem nos abandona, pelo contrário, Ele nos protege e nos cuida para que cheguemos ao seu reino a salvo do mal.
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápizes de cor (desses chamados aquareláveis, põis são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Isaías 46:4 “E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs, eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levar-vos, e eu vos trarei, e vos livrarei.” = Deus nos carrega para salvação
2. João 10:11 “Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” = (Jesus) o Bom Pastor dá sua vida por nós
3. João 10:27-29 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; e eu conheço- as, e elas me seguem. E dou- lhes a vida eterna; e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebata-las da mão de meu Pai” = As ovelhas de Jesus estão guardadas na sua mão e na mão do Pai.
4. João 20:31“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” = Crendo em Jesus se tem vida.
5. Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” = Jesus morreu por nós pecadores.
6. Romanos 8:31 “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”= Ninguém pode ser contra nós se Deus é por nós.
7. Romanos 8:33 “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”= Ninguém nos poderá acusar.
8. Romanos 8:34 “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” = Ninguém nos condena se Jesus intercede por nós.
9. Romanos 8:38-39 Porque eu estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” = Nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo.
10. I Coríntios 3:16 “Não sabeis que vos sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” = O Espírito de Deus habita em nós (nos cristãos)
11. II Coríntios 1:10 “O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda.” = Deus nos livrou, nos livra e continuará a livrar-nos.
12. Efésios 1:7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo a riqueza da sua graça,” = Temos a redenção, a remissão (perdão) dos pecados pelo sangue de Jesus.
13. Efésios 2:1 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” = Nós estávamos mortos, mas Ele nos deu vida.
14. II Timóteo 1:12 “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” = Ele é poderoso para me proteger até aquele Dia (final)
15. II Timóteo 4:18 “E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial. A quem seja glória Para todo o sempre. Amém! = O Senhor me livrará de todo mal e me levará a salvo para seu reino.
16. I Pedro 1:5 “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.” = Deus nos guarda pelo seu poder para a salvação.
17. I Pedro 5:10 “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” = Deus mesmo nos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
18. I João 4:4 “Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” = Aquele que está em nós (Espírito Santo) nos protege.
19. I João 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o Maligno não lhe toca.” = O Maligno não nos toca.
Rev. Gustavo Pereyra
Marcadores:
Certeza da salvação,
salvação,
salvação somente pela graça
segunda-feira, 25 de março de 2013
ESTUDO 1
A SALVAÇÃO
1. Significado: A SALVAÇÃO é a obra miraculosa que Deus fez em e para nós em seu Filho Jesus Cristo.
Por meio e por causa de Jesus Cristo Deus nos perdoa os pecados, deixando-nos livres do pecado, do diabo e da condenação eterna.
A salvação não depende em nada de nós ou de algo que haja em nós.
Somos salvos somente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, seu Filho, fé que o Espírito Santo produz em nós quando lemos ou ouvimos a Palavra de Deus (a Bíblia).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2:8
De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras-chaves
1) Mateus 1:21 “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” = Jesus salva seu povo.
2) João 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” = Quem recebe Jesus é feito filho de Deus (nasce espiritualmente de Deus).
3) João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” = Deus amou ao mundo (= à humanidade).
4) João 3:36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” = Quem crê em Jesus já está salvo.
5) Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” = Cristo morreu por nós pecadores
6) Romanos 10:9 “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” = Será salvo quem confessar a Jesus como Senhor.
7) Romanos 10:13 “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” = Será salvo quem invocar ao Senhor Jesus Cristo.
8) I Timóteo 2:3-4 “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” = Deus quer a salvação de todos.
9) II Timóteo 1:8-9 “Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” = Deus não nos salvou por obras (boas ações que às vezes fazemos).
10) Tito 3:4-5 “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” = Deus não nos salvou por obras (boas ações).
11) Tito 3:7 “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” = Somos justificados pela sua graça.
12) I Pedro 1:21 “E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus” = Cremos em Deus por meio de Jesus
13) I João 5:13 “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” = Os que cremos em Jesus temos a vida eterna.
14) Apocalipse 1:5 “E da parte de Jesus Cristo, que é a Fiel Testemunha, o Primogênito dentre os mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue, nos lavou dos nossos pecados” = Jesus nos amou e nos lavou dos nossos pecados em seu sangue.
15) Apocalipse 5:9 “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação” = Jesus nos comprou para Deus com o seu sangue.
Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (I epístola de João 5:10-13)
Rev. Gustavo Pereyra
A SALVAÇÃO
1. Significado: A SALVAÇÃO é a obra miraculosa que Deus fez em e para nós em seu Filho Jesus Cristo.
Por meio e por causa de Jesus Cristo Deus nos perdoa os pecados, deixando-nos livres do pecado, do diabo e da condenação eterna.
A salvação não depende em nada de nós ou de algo que haja em nós.
Somos salvos somente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, seu Filho, fé que o Espírito Santo produz em nós quando lemos ou ouvimos a Palavra de Deus (a Bíblia).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2:8
De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras-chaves
1) Mateus 1:21 “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” = Jesus salva seu povo.
2) João 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” = Quem recebe Jesus é feito filho de Deus (nasce espiritualmente de Deus).
3) João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” = Deus amou ao mundo (= à humanidade).
4) João 3:36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” = Quem crê em Jesus já está salvo.
5) Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” = Cristo morreu por nós pecadores
6) Romanos 10:9 “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” = Será salvo quem confessar a Jesus como Senhor.
7) Romanos 10:13 “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” = Será salvo quem invocar ao Senhor Jesus Cristo.
8) I Timóteo 2:3-4 “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” = Deus quer a salvação de todos.
9) II Timóteo 1:8-9 “Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” = Deus não nos salvou por obras (boas ações que às vezes fazemos).
10) Tito 3:4-5 “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” = Deus não nos salvou por obras (boas ações).
11) Tito 3:7 “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” = Somos justificados pela sua graça.
12) I Pedro 1:21 “E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus” = Cremos em Deus por meio de Jesus
13) I João 5:13 “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” = Os que cremos em Jesus temos a vida eterna.
14) Apocalipse 1:5 “E da parte de Jesus Cristo, que é a Fiel Testemunha, o Primogênito dentre os mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue, nos lavou dos nossos pecados” = Jesus nos amou e nos lavou dos nossos pecados em seu sangue.
15) Apocalipse 5:9 “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação” = Jesus nos comprou para Deus com o seu sangue.
Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (I epístola de João 5:10-13)
Rev. Gustavo Pereyra
Marcadores:
A SALVAÇÃO,
MONERGISMO,
não por obras.,
salcação pela fé
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Renúncia ou ABDICAÇÃO?
Renúncia ou ABDICAÇÃO?
Se você estiver trabalhando para uma empresa, ou até tendo sido eleito democraticamente para um cargo público, você pode RENUNCIAR a esse emprego ou a tal cargo...abdicar? Não, pois tal verbo está destinado à realeza...e ao papado!
Assim, o cardeal Josef Ratzinger, eleito no último conclave, tornou-se Bento XVI, ele não “renunciou” a ser papa...na verdade ele anunciou a sua ABDICAÇÃO – Como assim? Muito simples e claro: ele não é um empregado nem um político eleito para um cargo...ele é o Soberano Pontífice do Vaticano! – O que ele anunciou foi a sua abdicação pois ele é rei!
Como um papa pode ser um Rei?
A partir de 1800, com Pio VII, a Igreja Católica já começou a renovar suas forças e, um papa após o outro, assinaram acordos e tratados com vários Chefes de Estado da época, inclusive retomando alguns de seus territórios. Mas faltava algo para que verdadeiramente o papa pudesse voltar a ser “rei”. Faltava-lhe o “trono”, a sede do poder. Então, ocorreu o inesperado: em 11 de fevereiro de 1929, o então Primeiro-Ministro italiano Benito Mussolini e o papa Pio XI assinaram o famoso “Tratado de Latrão”.
Essa data marcou a criação do Estado do Vaticano e desde então o papado voltou a ser realmente um reino com rei. Isto não foi o suficiente para “curar” a ferida, posto que esta só será totalmente curada quando este rei (papado) recuperar o poder que tinha antes de 1798, pois “cura” supõe volta ao estado anterior.
Mas isto já é suficiente, pois dentro do seu Estado, o Vaticano e em sua comunidade católica, ele realmente tem status de rei e, portanto, a partir de 1929 podemos contar os papas/reis em seu Estado).
1º - Pio XI (06/02/22 – 10/02/39).
2º - Pio XII (02/03/39 – 09/10/58).
3º - João XXIII (28/10/58 – 03/06/63).
4º - Paulo VI (21/06/63 – 06/08/78).
5º - João Paulo I (26/08/78 – 28/09/78).
6º - João Paulo II (16/10/78 – 02/04/2005).
O anjo, explicando sobre os reis, disse que “cinco caíram, e um existe” Ele levou João para o tempo do sexto rei, o que nos mostra que a profecia seria entendida quando o sexto rei estivesse no trono do papado. Partindo de Pio XI, o primeiro papa/rei, já vimos os papas reis que se seguiram dos quais:
João Paulo II foi o sexto rei, aquele descrito pelo anjo através das palavras: “um existe” = Apoc. 17:10
Ele estava no poder no tempo apontado por João na visão. Centenas de pessoas nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, e provavelmente em outros lugares, entenderam o que foi explicado até aqui nos anos noventa, quando João Paulo II estava no trono do Vaticano, cumprindo a profecia dos Sete Reis...
“O outro ainda não chegou”. De acordo com a profecia, após a morte de João Paulo II, haveria outro papa “rei”, que, “quando vier, tem de durar pouco tempo”.
O cardeal Josef Ratzinger, um homem de idade avançada que não pode se manter no trono do papado por muitos anos como o fez João Paulo II, foi eleito, tornando-se
Bento XVI, o sétimo rei, cumprindo a profecia.
E agora...Quem será o 8º rei? O versículo 11 diz: “a besta que viste, era e não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e caminha para a perdição.”
Note que a profecia, quando fala do oitavo rei, faz questão de colocar um adjunto, fazer uma observação sobre ele. Aí está a primeira característica: “É DOS SETE”.
Mas, é o versículo 11 o que realmente nos dá uma explicação melhor acerca do Anticristo:
11 E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.
De acordo com a explicação acima, o oitavo rei (papa) é a besta.
O que isto significa? Os luteranos devem de lembrar que o doutor Martinho Lutero sempre ensinou que o termo “besta” representa o poder do Vaticano usado pela igreja para perseguir aos santos.
O fato de que o oitavo rei é apresentado como sendo a besta, mostra-nos que quando ele ascender ao trono do papado, a igreja Católica irá usar abertamente o poder de estado para perseguir e matar os santos, como o fez no passado...(durante a época da “Santa Inquisição”)
Como irá a besta (o oitavo papa/rei) ascender ao poder?
A profecia diz que a besta (o oitavo papa/rei) “está para subir do abismo” (verso 8)...Ao procurarmos um significado bíblico do termo, nós encontramos: “ou, quem descerá ao abismo? Isto é, para trazer o Messias dentre os mortos”. (Rom. 10:7), vemos então que “Abismo” é o lugar dos mortos (ou abertamente “inferno” como a Igreja sempre confessou no Credo Apostólico: “...desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dentre os mortos...”).
Então, o fato de que o oitavo rei subirá do “abismo” (do inferno!), significa que ele subirá da morte, ou em outras palavras, “ressuscitará”!!!
Mas a Palavra diz claramente “são sete reis....” e também afirma: “E a besta... é ele, o oitavo rei, e procede dos sete...” (Apoc. 17:11) – Como pode ser oitavo se serão somente sete? – Porém não podemos passar por alto: “e procede dos sete...” = quer dizer: é um dos sete!!!
NOTA: Qual desses papas poderia ser esse dos sete que será o oitavo? – todos eles (desde Pio XI a João Paulo II) faleceram... mas houve algo realmente esquisito com o último deles: João Paulo II não foi embalsamado (quer dizer não retiraram nenhum órgão do seu cadáver: assim como expirou, assim foi preservado em uma série de caixões...e é o único sarcófago ao qual se tinha acesso através da internet (web-cam vigiando esse sarcófago as 24 horas do dia...confira isso no site oficial do Vaticano!!!)
Até agora, nós vimos que o oitavo rei subirá do inferno para ascender ao trono do papado, e com esse poder perseguirá aos santos usando o poder de estado (como o papado fez no passado), basta ler o capítulo 13 do Apocalipse.
"E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?. E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias, e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses. "E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes, desde a fundação do mundo, não foram escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto.
"Aqui há sabedoria; Aquele que tem conhecimento, calcule o número da besta, porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis". Apocalipse 13:4,5,7,8,18.
"COINCIDÊNCIAS" : JP II viveu 84 anos....
Bento XVI anunciou a sua abdicação no dia 11 de fevereiro de 2013 = 84 anos após a criação do Menor Reino do Mundo (11/02/1929)
(Para aqueles que adoram os números - desde os antigos "pitagóricos" aos modernos "numerólogos":
8 x 4 = 32 ....3 x 2 =...?... "Coincidência"???)
Você está preparado para as coisas que vêm?...Em quem você crê?
“Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” I João 5:12
Se você estiver trabalhando para uma empresa, ou até tendo sido eleito democraticamente para um cargo público, você pode RENUNCIAR a esse emprego ou a tal cargo...abdicar? Não, pois tal verbo está destinado à realeza...e ao papado!
Assim, o cardeal Josef Ratzinger, eleito no último conclave, tornou-se Bento XVI, ele não “renunciou” a ser papa...na verdade ele anunciou a sua ABDICAÇÃO – Como assim? Muito simples e claro: ele não é um empregado nem um político eleito para um cargo...ele é o Soberano Pontífice do Vaticano! – O que ele anunciou foi a sua abdicação pois ele é rei!
Como um papa pode ser um Rei?
A partir de 1800, com Pio VII, a Igreja Católica já começou a renovar suas forças e, um papa após o outro, assinaram acordos e tratados com vários Chefes de Estado da época, inclusive retomando alguns de seus territórios. Mas faltava algo para que verdadeiramente o papa pudesse voltar a ser “rei”. Faltava-lhe o “trono”, a sede do poder. Então, ocorreu o inesperado: em 11 de fevereiro de 1929, o então Primeiro-Ministro italiano Benito Mussolini e o papa Pio XI assinaram o famoso “Tratado de Latrão”.
Essa data marcou a criação do Estado do Vaticano e desde então o papado voltou a ser realmente um reino com rei. Isto não foi o suficiente para “curar” a ferida, posto que esta só será totalmente curada quando este rei (papado) recuperar o poder que tinha antes de 1798, pois “cura” supõe volta ao estado anterior.
Mas isto já é suficiente, pois dentro do seu Estado, o Vaticano e em sua comunidade católica, ele realmente tem status de rei e, portanto, a partir de 1929 podemos contar os papas/reis em seu Estado).
1º - Pio XI (06/02/22 – 10/02/39).
2º - Pio XII (02/03/39 – 09/10/58).
3º - João XXIII (28/10/58 – 03/06/63).
4º - Paulo VI (21/06/63 – 06/08/78).
5º - João Paulo I (26/08/78 – 28/09/78).
6º - João Paulo II (16/10/78 – 02/04/2005).
O anjo, explicando sobre os reis, disse que “cinco caíram, e um existe” Ele levou João para o tempo do sexto rei, o que nos mostra que a profecia seria entendida quando o sexto rei estivesse no trono do papado. Partindo de Pio XI, o primeiro papa/rei, já vimos os papas reis que se seguiram dos quais:
João Paulo II foi o sexto rei, aquele descrito pelo anjo através das palavras: “um existe” = Apoc. 17:10
Ele estava no poder no tempo apontado por João na visão. Centenas de pessoas nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, e provavelmente em outros lugares, entenderam o que foi explicado até aqui nos anos noventa, quando João Paulo II estava no trono do Vaticano, cumprindo a profecia dos Sete Reis...
“O outro ainda não chegou”. De acordo com a profecia, após a morte de João Paulo II, haveria outro papa “rei”, que, “quando vier, tem de durar pouco tempo”.
O cardeal Josef Ratzinger, um homem de idade avançada que não pode se manter no trono do papado por muitos anos como o fez João Paulo II, foi eleito, tornando-se
Bento XVI, o sétimo rei, cumprindo a profecia.
E agora...Quem será o 8º rei? O versículo 11 diz: “a besta que viste, era e não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e caminha para a perdição.”
Note que a profecia, quando fala do oitavo rei, faz questão de colocar um adjunto, fazer uma observação sobre ele. Aí está a primeira característica: “É DOS SETE”.
Mas, é o versículo 11 o que realmente nos dá uma explicação melhor acerca do Anticristo:
11 E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.
De acordo com a explicação acima, o oitavo rei (papa) é a besta.
O que isto significa? Os luteranos devem de lembrar que o doutor Martinho Lutero sempre ensinou que o termo “besta” representa o poder do Vaticano usado pela igreja para perseguir aos santos.
O fato de que o oitavo rei é apresentado como sendo a besta, mostra-nos que quando ele ascender ao trono do papado, a igreja Católica irá usar abertamente o poder de estado para perseguir e matar os santos, como o fez no passado...(durante a época da “Santa Inquisição”)
Como irá a besta (o oitavo papa/rei) ascender ao poder?
A profecia diz que a besta (o oitavo papa/rei) “está para subir do abismo” (verso 8)...Ao procurarmos um significado bíblico do termo, nós encontramos: “ou, quem descerá ao abismo? Isto é, para trazer o Messias dentre os mortos”. (Rom. 10:7), vemos então que “Abismo” é o lugar dos mortos (ou abertamente “inferno” como a Igreja sempre confessou no Credo Apostólico: “...desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dentre os mortos...”).
Então, o fato de que o oitavo rei subirá do “abismo” (do inferno!), significa que ele subirá da morte, ou em outras palavras, “ressuscitará”!!!
Mas a Palavra diz claramente “são sete reis....” e também afirma: “E a besta... é ele, o oitavo rei, e procede dos sete...” (Apoc. 17:11) – Como pode ser oitavo se serão somente sete? – Porém não podemos passar por alto: “e procede dos sete...” = quer dizer: é um dos sete!!!
NOTA: Qual desses papas poderia ser esse dos sete que será o oitavo? – todos eles (desde Pio XI a João Paulo II) faleceram... mas houve algo realmente esquisito com o último deles: João Paulo II não foi embalsamado (quer dizer não retiraram nenhum órgão do seu cadáver: assim como expirou, assim foi preservado em uma série de caixões...e é o único sarcófago ao qual se tinha acesso através da internet (web-cam vigiando esse sarcófago as 24 horas do dia...confira isso no site oficial do Vaticano!!!)
Até agora, nós vimos que o oitavo rei subirá do inferno para ascender ao trono do papado, e com esse poder perseguirá aos santos usando o poder de estado (como o papado fez no passado), basta ler o capítulo 13 do Apocalipse.
"E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?. E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias, e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses. "E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes, desde a fundação do mundo, não foram escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto.
"Aqui há sabedoria; Aquele que tem conhecimento, calcule o número da besta, porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis". Apocalipse 13:4,5,7,8,18.
"COINCIDÊNCIAS" : JP II viveu 84 anos....
Bento XVI anunciou a sua abdicação no dia 11 de fevereiro de 2013 = 84 anos após a criação do Menor Reino do Mundo (11/02/1929)
(Para aqueles que adoram os números - desde os antigos "pitagóricos" aos modernos "numerólogos":
8 x 4 = 32 ....3 x 2 =...?... "Coincidência"???)
Você está preparado para as coisas que vêm?...Em quem você crê?
“Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” I João 5:12
Marcadores:
a besta do apocalipse,
papas-reis,
paps,
reis do vaticano,
sétimo rei
Assinar:
Postagens (Atom)