Seguidores

sexta-feira, 29 de março de 2013

ESTUDO 3

ESTUDO 3

O SENHORIO DE CRISTO

1. Significado: Crer em Jesus não apenas como nosso Salvador, mas principalmente como Senhor é o que a Bíblia nos mostra com clareza:
“A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” Romanos 10:9
Este ensinamento básico das Sagradas Escrituras chama-se Senhorio de Cristo. Esta doutrina é muitíssimo importante pois ela está ligada à nossa salvação. No versículo acima o apóstolo Paulo inicia com a partícula condicional “SE”, e coloca duas coisas:
1º Confessar a Jesus como SENHOR (Na época , isso significava reconhecer que Ele era Dono da pessoa que o confessava – Hoje também!)
2º Crer no mais íntimo que Deus o ressuscitou dentre os mortos.
Paulo conclui o seu raciocínio com a conseqüência da confissão:  “serás salvo”
Confessar que Jesus é o Senhor e crer que ele ressuscitou dos mortos é a fé que salva

2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” = Só entrará no Reino dos céus aquele que faz a vontade de Deus.
2. Lucas 6:46 “E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” = Não adianta chamar a Jesus “Senhor” e não fazer o que Ele manda.
3. João 15:14 “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” = Somos amigos de Jesus se fazemos o que Ele manda.
4. Atos 2:36 “Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” = Jesus é o Senhor e Cristo (Ungido, Escolhido de Deus)
5. Atos 16:31 “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” = Crer em Jesus salva.
6. I Coríntios 8:6 “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele” = Há um só Deus: um só Senhor = Jesus Cristo.
7. I Coríntios 12:3 “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo” = Só se pode chamar a Jesus Senhor pela ação do Espírito Santo.
8. Filipenses 2:11 “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai” = Glorifica a Deus quem confessa que Jesus é o Senhor.
9. Colossenses 3:24 “Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” = Os cristãos estamos servindo a Cristo o Senhor.
10. I Pedro 3:15 “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” = Os cristãos devemos santificar a Cristo como Senhor.
11. Judas:4 “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo” = Homens ímpios negam o nosso único Soberano e Senhor: negam Jesus Cristo.
12. Apocalipse 19:16 “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores” = Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Rev. Gustavo Pereyra



Nenhum comentário:

Postar um comentário