Colaboradores

Seguidores

segunda-feira, 25 de março de 2013

ESTUDO 1

A SALVAÇÃO

1. Significado: A SALVAÇÃO é a obra miraculosa que Deus fez em e para nós em seu Filho Jesus Cristo.

Por meio e por causa de Jesus Cristo Deus nos perdoa os pecados, deixando-nos livres do pecado, do diabo e da condenação eterna.

A salvação não depende em nada de nós ou de algo que haja em nós.

Somos salvos somente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, seu Filho, fé que o Espírito Santo produz em nós quando lemos ou ouvimos a Palavra de Deus (a Bíblia).

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2:8

De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras-chaves

1) Mateus 1:21 “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” = Jesus salva seu povo.

2) João 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” = Quem recebe Jesus é feito filho de Deus (nasce espiritualmente de Deus).

3) João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” = Deus amou ao mundo (= à humanidade).

4) João 3:36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” = Quem crê em Jesus já está salvo.

5) Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” = Cristo morreu por nós pecadores

6) Romanos 10:9 “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” = Será salvo quem confessar a Jesus como Senhor.

7) Romanos 10:13 “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” = Será salvo quem invocar ao Senhor Jesus Cristo.

8) I Timóteo 2:3-4 “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” = Deus quer a salvação de todos.

9) II Timóteo 1:8-9 “Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” = Deus não nos salvou por obras (boas ações que às vezes fazemos).

10) Tito 3:4-5 “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” = Deus não nos salvou por obras (boas ações).

11) Tito 3:7 “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” = Somos justificados pela sua graça.

12) I Pedro 1:21 “E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus” = Cremos em Deus por meio de Jesus

13) I João 5:13 “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” = Os que cremos em Jesus temos a vida eterna.

14) Apocalipse 1:5 “E da parte de Jesus Cristo, que é a Fiel Testemunha, o Primogênito dentre os mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue, nos lavou dos nossos pecados” = Jesus nos amou e nos lavou dos nossos pecados em seu sangue.

15) Apocalipse 5:9 “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação” = Jesus nos comprou para Deus com o seu sangue.

Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (I epístola de João 5:10-13)
Rev. Gustavo Pereyra



Nenhum comentário:

Postar um comentário