Colaboradores

Seguidores

terça-feira, 2 de abril de 2013

ESTUDO 5

NEGAR-SE A SI MESMO
1. Significado: Este ensinamento de Jesus é importantíssimo para todo aquele que quer ser seu discípulo.
O cristão precisa lutar contra a própria carne que o inclina a desejar continuamente tudo aquilo que vai contra a vontade de Deus.
"Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração" (Gênesis 6:5)
"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço" (Romanos 7:18-19)

2. Base bíblica
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápis de cor (desses chamados aquareláveis, pois são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.

1. Lucas 9:23 “dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” = para seguir ao Senhor Jesus é necessário negar-se a si mesmo e diariamente carregar a sua cruz
2. Romanos 8:5 “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito” = só há dois lados para inclinar-se: à carne ou ao Espírito
3. I Coríntios 9:27 “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” = negar-se significa dizer “não” à própria vontade
4. Gálatas 2:19-20 “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” = o cristão verdadeiro está crucificado com Cristo.
5. Gálatas 5:16-17 “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” = para não fazer a nossa própria vontade devemos andar no Espírito.
6. Gálatas 5:24 “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” = os que são de Cristo crucificaram a sua própria vontade.
7. Efésios 4:22-24 “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” = o cristão precisa renovar-se e revestir-se do novo homem.
8. Colossenses 3:1-2 “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” = o cristão deve buscar e pensar nas coisas lá de cima.
9. Hebreus 12:4 “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado” = o cristão deve lutar contra o pecado até as últimas conseqüências.
10. Tiago 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” = ser amigo do mundo (gostar do mundo) é ser inimigo de Deus.
11. I Pedro 2:11 “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma” = as paixões da carne (vontade, desejos) fazem guerra contra a alma.
12. II Pedro 1:5-10 “Vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” = perante o cristão há um longo caminho de crescimento.
13. II Pedro 3:14 “Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” = o cristão precisa ser achado por Jesus completamente limpo
14. I João 2:15 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”= o amor do Pai não está naquele que ama ao mundo.
15. I João 3:6-9 “Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” = o cristão não vive pecando
16 III João:11 “Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus” = o cristão não pode seguir o mal.

Rev. Gustavo Pereyra



Nenhum comentário:

Postar um comentário