Colaboradores

Seguidores

quinta-feira, 28 de março de 2013

ESTUDO 2

CERTEZA DE SALVAÇÃO


1. Significado: Ter certeza significa estar livre de dúvidas.

Um dos ataques mais comuns que Satanás lança contra o cristão é fazê-lo duvidar da sua salvação. Porém, não importa como estejamos nos sentindo.

A Palavra de Deus nos diz:
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo  Filipenses 1:6

Como se percebe, o apóstolo Paulo afirma que “Aquele que em vós começou” (refere-se a Deus) “aperfeiçoará a boa obra” (nossa salvação) até ao dia de Jesus Cristo.
Uma vez que Deus inicia a sua boa obra em nós não nos desampara nem nos abandona, pelo contrário, Ele nos protege e nos cuida para que cheguemos ao seu reino a salvo do mal.
2. Base bíblica:
a) Destaque na sua bíblia os seguintes versículos = quer dizer, pegue uns lápizes de cor (desses chamados aquareláveis, põis são os únicos que não danificarão o delicado papel das folhas da sua Bíblia) e coloreie os versículos listados a seguir - você escolha as cores que quer usar na sua Bíblia...
b) Sublinhe também as palavras ou frases chaves.
1. Isaías 46:4 “E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs, eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levar-vos, e eu vos trarei, e vos livrarei.” = Deus nos carrega para salvação
2. João 10:11 “Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” = (Jesus) o Bom Pastor dá sua vida por nós
3. João 10:27-29 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; e eu conheço- as, e elas me seguem. E dou- lhes a vida eterna; e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebata-las da mão de meu Pai” = As ovelhas de Jesus estão guardadas na sua mão e na mão do Pai.
4. João 20:31“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” = Crendo em Jesus se tem vida.
5. Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” = Jesus morreu por nós pecadores.
6. Romanos 8:31 “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”= Ninguém pode ser contra nós se Deus é por nós.
7. Romanos 8:33 “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”= Ninguém nos poderá acusar.
8. Romanos 8:34 “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” = Ninguém nos condena se Jesus intercede por nós.
9. Romanos 8:38-39 Porque eu estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” = Nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo.
10. I Coríntios 3:16 “Não sabeis que vos sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” = O Espírito de Deus habita em nós (nos cristãos)
11. II Coríntios 1:10 “O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda.” = Deus nos livrou, nos livra e continuará a livrar-nos.
12. Efésios 1:7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo a riqueza da sua graça,” = Temos a redenção, a remissão (perdão) dos pecados pelo sangue de Jesus.
13. Efésios 2:1 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” = Nós estávamos mortos, mas Ele nos deu vida.
14. II Timóteo 1:12 “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” = Ele é poderoso para me proteger até aquele Dia (final)
15. II Timóteo 4:18 “E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial. A quem seja glória Para todo o sempre. Amém! = O Senhor me livrará de todo mal e me levará a salvo para seu reino.
16. I Pedro 1:5 “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.” = Deus nos guarda pelo seu poder para a salvação.
17. I Pedro 5:10 “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” = Deus mesmo nos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
18. I João 4:4 “Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” = Aquele que está em nós (Espírito Santo) nos protege.
19. I João 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o Maligno não lhe toca.” = O Maligno não nos toca.

Rev. Gustavo Pereyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário