Seguidores

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Os homens dos últimos dias

Quem não fica chocado ao saber de tragédias familiares?
Quantos pais e mães ficaram até com temor dos próprios filhos?
Tu mesmo, não tens ouvido nas conversas dos teus vizinhos, conhecidos e até dos estranhos, que “não se pode mais confiar nem nos filhos da gente”?
O que está acontecendo com as pessoas? O que está acontecendo com o mundo? Por que razão filhos e filhas se voltam contra os seus próprios pais e são capazes de até assassiná-los?
De onde vem tanta maldade?
São estas e muitas outras perguntas que nos assaltam quando escutamos notícias estarrecedoras de filhos que maltratam e até matam a seus próprios pais...E as pessoas em geral ficam perplexas, sem saber o que fazer ou dizer...e ai, apelam para os chamados “profissionais”, pessoas que, pelo fato de terem cursado uma faculdade, são tidas como autoridades na área familiar ou da criação dos filhos... “profissionais” que, se fossem investigados, revelariam filhos com tantos ou mais problemas que os seus “pacientes”!
A verdade é que esses mesmos profissionais procuram respostas à situação e acabam tendo opiniões e posicionamentos opostos entre si.
O que fazer afinal?
Tempo atrás ouvi o pronunciamento de um renomado teólogo, ele disse muito sentimentalmente “As pessoas hoje estão pedindo colo” – e é mesmo...é isso o que as pessoas pedem...
é colo o que pede o proprietário da casa construída sem alicerces sobre a areia, quando esta desaba lhe trazendo a ruína...
Esse teólogo afirmou “As pessoas hoje estão pedindo colo” Mas esse mesmo teólogo esqueceu o que a Palavra de Deus diz em Jó 35:9-10 “Por causa das muitas opressõesos homens clamam por causa do braço dos grandes. Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou” E nos versículos 12 e 13 diz: “Clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância dos maus. Certo é que Deus não ouvirá a vaidade, nem atentará para ela o Todo-Poderoso”
Isso nos leva a perceber que é muito certo aquilo que está registrado em Lamentações 3:39
“De que se queixa, pois,o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados”
Há ainda nas Sagradas Escrituras passagens como Gálatas 6:7 “Não erreis:Deus não se deixa escarnecer; Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará “Tudo o que está acontecendo, a razão pela qual as pessoas chegam a sentir “a necessidade de um colo”,
é exatamente por isto que a Bíblia nos mostra...o homem está colhendo o que plantou.
Esta afirmação bíblica pode ser vista como sendo particular para cada um de nós ou como enquadrando a toda a humanidade: Cada um de nós está colhendo o que plantou na sua vida e a humanidade está colhendo o que plantou durante toda a sua história!!! As profecias bíblicas como II Timóteo 3, se cumprem por causa da maldade humana, o apóstolo Paulo disse ao jovem Timóteo que nos últimos dias os homens seriam:
“...1. amantes de si mesmos 2. avarentos, presunçosos 3. soberbos 4. blasfemos 5. desobedientes a pais e mães 6. ingratos 7. profanos 8. Sem afeto natural 9. Irreconciliáveis 10. Caluniadores 11. Incontinentes 12. Cruéis 13. sem amor para com os bons 14. Traidores 15. Obstinados 16. Orgulhosos 17. mais amigos dos deleites do que amigos de Deus 18. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela....”
Diante de um retrato tão malvado dos homens dos últimos dias cabe a pergunta...mas como é que todas essas 18 características poderiam estar presentes em uma geração?
A resposta é que “essa colheita, essa safra”, essa leva de gente assim, não se obteve de um momento ao outro...Uma geração assim, com tantas características malignas é o resultado de uma seleção gradativa, histórica, de tudo aquilo que a humanidade tem plantado em todas as épocas...Nós não chegamos a esse ponto de um dia para o outro...A situação atual é o resultado de um afastamento de Deus que a humanidade tem praticado desde a queda de Adão e Eva.
A humanidade está colhendo o que plantou! Por isso muitos desvanecem e “querem colo”... mas não se percebe nas pessoas sinais de arrependimento, não há quem queira endireitar a sua vida...todos querem soluções, mas sem procurar ao Criador.
As pessoas “querem colo”mas não querem largar o pecado...!!! O adolescente que hoje é capaz de se levantar contra seu próprio pai ou mãe, é responsável sim pelos seus atos, todavia não é ele o único a ser condenado, um dia quando nasceu, era um bebezinho que precisava ser encaminhado segundo a vontade do Criador . . . E foram esses mesmos pais que falharamna educação do filho, criaram-no “livre e sem preconceitos”, e ao chegar à adolescência não há quem segure o guri!!! – ele é ruim? Com certeza, seu coração é como um terreno baldio tomado pelo inço!!! Por que? Porque os que deviam capinar o terreno, podar as plantas, não o fizeram quando foi preciso.
Em milhões e milhões de casos ao redor do mundo, as crianças cresceram sem a direção apropriada, sendo criadas por pais que nunca lhes falaram de Deus, muito menos da sua Palavra. Assim, quando acabam fazendo aquilo que é condenável...não são capazes de mostrar nem remorso...seus próprios pais as criaram dessa maneira...aprenderam a agir desse modo desde pequenos. O homem termina por ceifar aquilo que plantou!
Tu que és pai, tu que és mãe...o que tens semeado no coração da tua criança? Tens te preocupado por plantar nelea Palavra de Deus? Tens procurado fazer o que está escrito em Provérbios 22:6?
“Educa a criança no caminho em que deve andar;e até quando envelhecer não se desviará dele”
Tu que és pai...tu que és mãe, Deus colocou nas tuas mãos a grande responsabilidade de guiar os teus filhos pelo caminho que Deus traçou...É a Palavra de Deus o padrão na tua vida? Na vida da tua família? Assim como foi na vida de Timóteo: Na 2ª epístola Paulo lhe diz no capítulo 3: 14-17 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste,e de que foste inteirado,sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”
É assim que queres a tua vida e a dos teus filhos?
A mensagem de esperança para a tua vida é exatamente esta frase:
“as sagradas Escrituras podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”
Esta é a promessa para todo aquele que desde já, crê em Jesus, o Unigênito Filho de Deus, que veio buscar os perdidos, e chamar a todos ao arrependimento para salvação, Ele deu a sua vida pelos pecadores, Jesus sofreu, derramou o seu sangue na cruz do Calvário e morreu para que os pecados sejam perdoados, e ao terceiro dia ressuscitou para dar a vida eterna a todos os que crêem, disto depende o destino eterno de cada ser humano.
Crê nisto e serás salvo tu e toda a tua casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário